Investigadores espanhóis

Desenvolvido gerador para destruir tumores

Investigadores da Universidade de Saragoça e da de Pompeu Fabra (Barcelona) desenvolveram e patentearam um gerador de impulsos de alta tensão para destruir tumores.

Com este sistema de eletroporação irreversível poderão destruir-se tumores sólidos de um modo mais rápido, menos tóxico e invasivo que através da quimioterapia ou da radioterapia, explicou em comunicado a Universidade de Saragoça.

As células do tumor morrem por não serem capazes de reparar os danos que os elevados campos elétricos provocam na sua parede celular.

A eletroporação irreversível tem benefícios para o doente e pode aplicar-se em conjunto com outras terapias para alcançar uma maior eficácia e melhorar os tempos de recuperação.

Esta nova tecnologia de aplicação biomédica foi divulgada no último número da revista científica IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock