OMS

Derrubado mito de que 70 anos de hoje equivalem aos 60 de outras gerações

A ideia de que os 70 anos de hoje são como os 60 de uma ou duas gerações atrás não tem base científica, pois embora as pessoas efetivamente vivam mais, isto não quer dizer que a sua saúde esteja melhor, declarou a Organização Mundial da Saúde.

“Ao contrário do que se supõe, há muito pouca evidência de que os anos adicionais são vividos com um estado de saúde melhor do que as gerações anteriores da mesma idade”, afirmou o chefe do Departamento de Envelhecimento e Ciclo de Vida da Organização Mundial da Saúde (OMS), John Beard.

A entidade apresentou na quarta-feira um amplo estudo sobre o envelhecimento, por ocasião do Dia Internacional do Idoso, escreve o Diário Digital.

A análise considera “equivocada” a conceção de que os idosos têm atualmente melhor saúde que a dos seus pais ou avós na mesma idade.

Embora seja um facto que as pessoas vivam mais, particularmente nos países desenvolvidos, “a qualidade de vida nesses anos suplementares não está claramente determinada”, explicou a OMS.

“Os resultados da pesquisa são muito contraditórios, tanto dentro de um país como entre países, e as tendências dentro de subgrupos da sociedade também podem variar de maneira significativa”, alertou o relatório.

Beard considerou que há fatores claros que explicam porque o aumento dos anos de vida não pode ser atribuído a uma melhoria das condições na última etapa da vida.

“Os maus hábitos para a saúde, como fumar, uma nutrição pobre, o consumo excessivo de álcool e a inatividade física estendem-se ao longo da vida e continuam até idades avançadas”, alertou.

Em consequência, os idosos sofrem cada vez mais com doenças crónicas e em muitos casos mais de uma ao mesmo tempo.

Um exemplo ilustrativo é o da Alemanha, onde um quarto das pessoas entre 70 e 85 anos sofrem de cinco ou mais doenças simultaneamente.

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock