Na ESEnfC

Crise dos refugiados na Europa: desafios para os profissionais de saúde é tema de mesa-redonda

Uma mesa-redonda intitulada “Crise dos Refugiados na Europa: desafios para os profissionais e sistemas de saúde” integra o programa da Semana Transcultural da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra que amanhã termina e que envolveu mais de 300 estudantes finalistas da licenciatura e uma dúzia de docentes de quatro nacionalidades.

Moderada pelo jornalista Joaquim Reis (RTP), a mesa-redonda, com início às 9h00, no Auditório do Polo A da da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) (zona de Celas), terá como intervenientes as professoras Ana Paula Monteiro (ESEnfC, Portugal), Kristel Liesenbourghs (UC Leuven Limburg, Bélgica), Liv Berit Thulin e Liv Utne (Bergen University College, Noruega).

Durante esta semana, os estudantes do 4º ano da licenciatura em Enfermagem estão a comparar, contrastar e analisar informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem em diversos países.

O que se pretende, neste seminário, é que os futuros profissionais de saúde aumentem competências para prestarem cuidados de Enfermagem culturalmente congruentes e culturalmente específicos, melhorando o potencial para o exercício da Enfermagem em contextos multiculturais.

Analisar os fatores históricos, sociológicos e ideológicos que influenciam a saúde e a doença, bem como o impacto que têm no planeamento e promoção da saúde, explorando criticamente o papel, status e funções do enfermeiro nos diversos países, são outros objetivos da Semana Transcultural na ESEnfC.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.