Sociedades Cientificas acordam oficialmente

Constituição da Associação Respiratória de Língua Portuguesa como uma Associação Internacional sem fins lucrativos

Foi no passado dia 27, no Congresso Internacional da European Respiratory Society que a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a Asociación Latino Americana de Tórax, a European Respiratory Society e representantes de Angola, Moçambique e Cabo Verde, acordaram oficialmente a constituição da Associação Respiratória de Língua Portuguesa, como uma Associação Internacional sem fins lucrativos.

Desta forma fica estabelecida a intenção das quatro Sociedades fundadoras assinarem a constituição e estatutos da Associação Respiratória de Língua Portuguesa (ARELP) no Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, que terá lugar no Algarve de 5 a 7 Novembro de 2015.

Constituída com o objetivo de promover a saúde respiratória através de parcerias entre sociedades respiratórias internacionais e organizações que partilhem e coordenem o seu conhecimento, experiência e recursos no espaço da língua portuguesa. Segundo Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), a ARELP constitui “um passo importante não só na afirmação da língua Portuguesa como elo de ligação e partilha de conhecimento, como também uma forma de atenuar as discrepâncias existentes no que toca ao acesso à formação e conhecimento na área da Pneumologia”.

A Associação será composta por membros Fundadores, membros Filiados, membros Individuais e membros Honorários. SPP, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Asociación Latino Americana de Tórax (ALAT) e European Respiratory Society (ERS) foram identificados com membros Fundadores, representando as maiores sociedades respiratórias e reconhecidas como tal no espaço da língua portuguesa. Os membros Filiados serão organizações que têm missões similares às dos membros Fundadores e que possam contribuir substancialmente para os objetivos da associação. Os membros Individuais serão profissionais da área respiratória que residam no espaço da língua Portuguesa e que estejam melhor posicionados para representar a comunidade respiratória nos países sem sociedades ou organizações nacionais. Os membros Honorários serão eleitos por Assembleia Geral.

O Comité Executivo da ARELP constituirá o Fórum de Associações Respiratórias de Língua Portuguesa (FARELP), como um grupo de trabalho cujo objetivo será focado em atividades relacionadas com a educação médica e a promoção da saúde respiratória.

Lausanne (Suíça) será o domicílio da ARELP. A Sociedade Portuguesa de Pneumologia apoiará a ARELP com serviços de Secretariado a partir de Lisboa (Portugal); e o primeiro presidente será um líder de opinião Brasileiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). 

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.