Especialistas reunidos

Conferência sobre políticas de saúde na área do cancro realiza-se hoje no Porto

A primeira edição da Gago Conference, evento que reúne investigadores e decisores para debater políticas de saúde na área do cancro, realiza-se hoje no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto.

A conferência, que surge como uma homenagem ao investigador e ex-ministro José Mariano Gago e que englobará um ou dois encontros por ano, visa fomentar o envolvimento de cientistas, políticos e empresários na definição de políticas europeias que promovam e reforcem a ciência e a tecnologia, disse à Lusa o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos responsáveis pela iniciativa.

A escolha do cancro para tema central da primeira edição, referiu o ministro, deve-se não só ao facto de esta ser uma doença que afeta "todas as sociedades" mas também por estarem a ser discutidos os níveis e as formas de investir em investigação, nomeadamente no âmbito do próximo Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.

O ministro lembrou que as tendências atuais indicam que, em 2050, cerca de 50% dos doentes com cancro morrerão devido à doença. Um dos objetivos deste primeiro encontro, continuou, é reduzir essa percentagem, de modo a que, até 2030, três em cada quatro doentes com cancro possam ter uma "perspetiva longa de vida".

A Gago Conference é promovida por Manuel Heitor, em parceria com o diretor científico do Danish Centre for Translational Breast Cancer Research, Julio E. Celis, a ex-deputada do Parlamento Europeu, Teresa Madurelli, e a presidente da Agência Ciência Viva, Rosalia Vargas.

Esta edição, que integra representantes de governos, das comunidades médicas, académicas e científicas e de empresas europeias, é organizada por Manuel Heitor, pelos diretores do i3S, Manuel Sobrinho Simões e Mario Barbosa, pelo diretor científico do Danish Cancer Society Research Center, Julio E. Celis, e pela ex-deputada do Parlamento Europeu, Teresa Riera Madurell.

Durante o evento, serão entregues quatro medalhas, as Gago Awards, a profissionais que se destacaram no desenvolvimento e na divulgação da ciência.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay