Conselhos da Medicina Tradicional Chinesa

Como recuperar de uma maratona

É tão ou mais importante estar preparado para o pós-maratona como para a maratona em si. Muitas vezes, quem participa neste tipo de iniciativa, nos dias seguintes, fica com algumas lesões e anda vários dias, e até semanas, com sintomas como fadiga, dores de cabeça, além das “normais” dores musculares. E como habitualmente estes são eventos dirigidos a todo o tipo de público, isto é, a praticantes regulares de exercício físico e a não praticantes, nem sempre há a melhor informação no que à recuperação diz respeito.

Hélder Flor, especialista em osteopatia e medicina tradicional chinesa que trabalha diretamente com vários atletas de alta competição, deixa alguns conselhos importantes para que todos recuperem da melhor maneira de uma atividade física intensa:

“É tão ou mais importante estar preparado para um pós-maratona, como para a maratona em si. Para a Medicina Tradicional Chinesa, o exercício físico deverá ser realizado sempre com conta, peso e medida, mas bem sei que para muitas pessoas é muito difícil colocar na mesma frase estas duas palavras: moderação e corrida”. Começa por explicar o especialista que recomenda especial atenção aos dias seguintes.

Conselhos de Hélder Flor, terapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa e em osteopatia:

-Hidratar, hidratar, hidratar: Quando se realiza um exercício físico intenso, o corpo perde bastante água. Desta forma, após o exercício físico é importante reequilibrar e tonificar o nosso corpo repondo os níveis de água corporais. “De facto, a água assume um papel fundamental em todas as fases mas em particular na recuperação e na homeostase do organismo.” Explica o terapeuta. O chá de malva ou o de gengibre são boas opções para tornar a hidratação um processo mais simples, sendo que o primeiro tem inúmeros benefícios para a recuperação da energia física e o segundo contribui para o equilíbrio geral do organismo.

- Estiramentos e massagens. “Com o recurso a um óleo, tal como o óleo de amêndoas doces, vá deslizando as suas mãos procurando pequenos pontos tensos e dolorosos. Quando os encontrar pressione vigorosamente e respire fundo 4 vezes. Normalmente é o suficiente para estes pontos cederem e notará logo um certo alívio”- aconselha Hélder Flor.

-Aplique ervas de natureza fria. Após um exercício físico muito exigente, sobretudo nas primeiras horas, devemos recorrer a plantas de natureza fria, ou seja, plantas que quando usadas arrefecem o nosso corpo. Neste caso, devem utilizar-se plantas como a arnica ou hortelã-pimenta. "Podem ser esmagadas e colocadas diretamente nos músculos afetados ou pode embeberem-se uma toalha numa infusão fria e aplicar nas zonas pretendidas."

-Massagem de pontos de acupuntura. Utilize pontos de acupuntura e estimule-os através de massagem. São vários os pontos que ao serem estimulados podem aliviar bastante a dor, tais como: “O Ponto 36E localiza-se abaixo do joelho, a 4 dedos inferiormente ao bordo inferior da rótula, cerca de um dedo externamente à crista tibial; O Ponto Vesícula Biliar 34 localiza-se na face externa da perna à frente e abaixo da cabeça do perónio; O Ponto Estômago 38 localiza-se a meia distância entre a face inferior da rótula e a proeminência do maléolo externo. Após encontrar a meia distância, o ponto encontra-se a um dedo de distância externo à proeminência da tíbia; O Ponto Vesícula Biliar 30 localiza-se na nádega. Se traçarmos uma linha reta entre a proeminência do grande trocânter e o cóccix o ponto fica no terço externo dessa linha.”. Explica Hélder Flor.

-Durma muito bem. Após um esforço físico intenso realizado numa maratona, é fundamental ter uma boa noite de sono. Caso não tenha oportunidade de dormir 8 horas, uma boa sesta no dia seguinte vai ajudar.

-Coma bem. Já se sabe que quando aliamos boas práticas a uma alimentação saudável os bons resultados são alcançados ainda mais depressa. Por isso mesmo, é fundamental conhecer os benefícios que cada alimento nos pode oferecer. Os super alimentos como os frutos secos, os cereais integrais, as cenouras e os feijões são, também, ótimas opções para recuperar a energia, pois são ricos em potássio, cálcio, fósforo, fibra e antioxidantes.

Fonte: 
Marta Pereira Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock