Fundação Calouste Gulbenkian

Cerimónia de entrega da bolsa de investigação em mieloma múltiplo

No próximo dia 29 de junho, pelas 18 horas, da Fundação Calouste Gulbenkian decorre a cerimónia de entrega da Bolsa de Investigação 2017 em Mieloma Múltiplo, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, da Sociedade Portuguesa de Hematologia e da Amgen Biofarmacêutica, que contará com a presença do Senhor Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

A abertura da cerimónia ficará a cargo do Prof. Manuel Abecasis, Presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), do Prof. José Eduardo Guimarães, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) e do Dr. Tiago Amieiro, Diretor-Geral da Amgen Biofarmacêutica. Caberá ao Prof. Adalberto Campos Fernandes entregar o prémio.

Dirigida a investigadores nacionais ou estrangeiros a desenvolver projetos em instituições portuguesas, a Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo representa mais um importante passo no desenvolvimento do conhecimento sobre o mieloma múltiplo, uma doença hemato-oncológica rara, para a qual existe ainda necessidade de disponibilizar tratamentos mais efetivos que aumentem a sobrevivência e qualidade de vida dos doentes. Em Portugal, estima-se que a cada ano surjam 513 novos casos de Mieloma Múltiplo, segundo os dados publicados pelo Globocan, relativos ao ano 20121.

Nas palavras do Prof. Manuel Abecassis, Presidente da APCL, “Foi com grande entusiasmo que constatámos uma grande adesão por parte dos investigadores que desenvolvem os seus trabalhos em instituições portuguesas. Entre trabalhos de elevado rigor científico, foi com certeza uma tarefa árdua decidir qual o projeto vencedor.”

Segundo o Prof. José Eduardo Guimarães, Presidente da SPH, “Um dos objetivos da SPH passa por apoiar iniciativas de carácter técnico-científico na área hemato-oncológica, que permitam uma constante evolução em prol da qualidade de vida do doente. Estamos muitos satisfeitos e expectantes em relação ao vencedor.”

Para o Dr. Tiago Amieiro, Diretor-Geral da Amgen “Receber um total de 8 candidaturas é um sinal bastante positivo de que a comunidade científica se interessa e quer desenvolver a área do mieloma múltiplo. Na Amgen sentimo-nos honrados por podermos fazer parte deste projeto ao lado da APCL e SPH.”

1Globocan 2012 Estimated Cancer Incidence, Mortality and Prevalence Wordwide in 2012 http://globocan.iarc.fr/old/summary_table_site-html.asp?selection=17270&title=Multiple+myeloma&sex=0&type=0&window=1&europe=4&sort=0&submit=%C2%A0Execute%C2%A0

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.