Greenfest facilita acesso a daltónicos com o código ColorADD

Cerca de 1000 crianças vão ser rastreadas ao daltonismo

O código ColorADD vai estar presente nas peças de sinalética e mapas dos espaços na edição deste ano do Greenfest, que terá lugar entre os dias 9 e 12 de Outubro.

A ColorADD é um sistema de identificação de cores para daltónicos desenvolvido com base nas três cores primárias. Estas cores são representadas através de símbolos gráficos, assentando num processo de associação lógica e de fácil memorização. O conceito de adição das cores permite ao daltónico relacionar os símbolos, identificando as cores que representam, pela conjugação de formas associadas às combinações cromáticas elementares. O branco e o preto surgem para orientar as tonalidades claras e escuras. De uma forma simples e através de um “jogo mental” e de fácil memorização, consegue-se a correcta identificação da cor para indivíduos que não a conseguem diferenciar.

Criada por Miguel Neiva, a ColorADD transmite utilidade e responsabilidade a produtos e serviços facilitadores da integração social de pessoas daltónicas, incluindo e promovendo iguais acessibilidades para todos.

Para além da colaboração na criação e implementação do projecto de Acessibilidades do Greenfest, a ColorADD estará igualmente presente no evento com um espaço exclusivamente reservado ao rastreio do daltonismo. Em parceria com a Óptica do Infante que disponibilizará técnicos para a realização dos rastreios. Prevê-se rastrear cerca de 1000 crianças oriundas de diversas escolas, acompanhadas pelos seus professores.

Esta acção pretende sensibilizar a comunidade para o daltonismo e promover o conceito “Incluir sem Discriminar!”, procurando potenciar a prevenção de futuros constrangimentos sociais, frequentes em idades precoces. As crianças irão receber o “KIT ColorADD Aluno” composto por um saco/mochila, um conjunto de 12 lápis de cor com os símbolos do código e um caderno para colorir com uma pequena explicação sobre o daltonismo. Esta acção conta com o apoio da Fundação EDP, que privilegia a inclusão pela saúde pediátrica como um dos seus principais focos de investimento social.

A par da implementação dos rastreios a ColorADD terá também um espaço dedicado à experimentação e aprendizagem desta linguagem universal e transversal de interpretação de cores. O Miguel Neiva, criador do código ColorADD, participará ainda na conferência de abertura, a realizar no dia 9 de Outubro, pelas 9h30; no Workshop: “Espaços Públicos: Como pensar a Acessibilidade”, que irá decorrer no mesmo dia, pelas 14h00. No dia 10 participará na conferência: “Design Social + Sustentável” - Design não é só imagem, às 10h00 e às 19h00 integrará as Conversas “OUT OF THE BOTTLE”.

 

Sobre o GREENFEST

O GREENFEST (www.greenfest.pt) é o maior evento de sustentabilidade do país e celebra, anualmente, o que de melhor se faz ao nível da sustentabilidade nas vertentes ambiental, social e económica. Posiciona-se como uma plataforma de partilha de ideias e experiências e aborda as tendências do nosso tempo:

- Damos “palco” a empresas, autarquias e cidadãos que se preocupam com o futuro!

(in site greenfest.pt)

O GREENFEST decorre desde a sua primeira edição no Centro de Congressos do Estoril, sendo que nesta edição tem o espaço ainda mais estruturado e organizado, ao nível das acessibilidades, pela cor graças à colaboração com a ColorADD.

 

Sobre o Miguel Neiva

Miguel Neiva é Designer de Comunicação, Mestre em Design e Marketing, o primeiro Fellow português identificado pela Ashoka, identificado com o apoio da Boehringer Ingelheim, no âmbito do programa Making More Health, e criador da ColorADD. Este Sistema de identificação de cores para daltónicos é um código pioneiro, universal e inclusivo que permite melhorar a qualidade de vida dos cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de daltonismo. Desde 2008, Miguel Neiva está totalmente dedicado à implementação mundial deste sistema de comunicação inclusivo - considerado pela revista GALILEU, da editora Globo, Brasil, como uma dos "40 ideias para melhorar o mundo". O ColorADD está já a ser implementado por diversas instituições dos diferentes sectores económicos da sociedade.

Miguel Neiva foi reconhecido pela Presidência da Assembleia da República Portuguesa com a medalha de ouro comemorativa do " 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos", em 2012, e pelo Presidente da Câmara da Municipal do Porto com a Medalha de Mérito Municipal – grau Prata. Foi também convidado para diversos eventos, seminários e congressos nacionais e internacionais.

Em 2011, criou uma ONG, a ColorADD social, de forma a assegurar que o ColorADD possa ser utilizado na educação, livre de custos, permitindo assim a inclusão de crianças daltónicas, sem discriminação.

 

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
GCI