Mês Europeu da Luta Contra o Cancro do Intestino

Cancro do intestino atinge 370 mil europeus

Anualmente 370 mil cidadãos da União Europeia recebem o diagnóstico de cancro do intestino, sendo que destes, 170 mil acabam por morrer. Em Portugal, o cancro do intestino afeta mortalmente 11 pessoas por dia.

Em março assinala-se o Mês Europeu da Luta Contra o Cancro do Intestino (EECAM) e a Digestive Cancers Europe, representada em Portugal pela Europacolon Portugal, lançou, no Parlamento Europeu, uma campanha de sensibilização para a doença onde é promovido o rastreio para a deteção precoce deste tipo de cancro.

Anualmente 370 mil cidadãos da União Europeia recebem o diagnóstico de cancro do intestino, sendo que destes, 170 mil acabam por morrer vítimas deste cancro. Os doentes que são detetados num estádio precoce (I) têm uma taxa de sobrevivência que ronda os 90%, comparativamente aos doentes que são diagnosticados num estádio mais avançado (IV) para os quais a taxa de sobrevivência é de apenas 10%.

Segundo um White Paper divulgado em Bruxelas, apesar do compromisso em 2003, a nível Europeu, de todos os Ministros de Saúde organizarem um programa de rastreio ao cancro do intestino dirigido a todos os cidadãos entre os 50 e os 74 anos (a população considerada como maior grupo de risco), apenas três Estados-Membros o colocaram em vigor (França, Irlanda e Eslovénia).

O mesmo documento revela que na Holanda, Eslovénia e País Basco conseguiu-se um aumento da deteção precoce de 15% a 48% da população com mais de 55 anos.

Em Portugal todos os anos o cancro do intestino afeta mortalmente 11 pessoas por dia. A cada ano, surgem cerca de 7.500 novos casos e morrem mais de 4.000 pessoas, apresentando-se, atualmente, como a segunda causa de morte por cancro.

A Europacolon alerta que “os números são preocupantes e são necessárias ações efetivas para os travar, sendo que existem mais de 80 mil doentes ativos e 50% da população desconhece os sintomas desta patologia”, afirma Vítor Neves, Presidente da Europacolon em Portugal.

Com o objetivo de alertar a população portuguesa para o risco da doença, a Europacolon, com o apoio da farmacêutica Merck, lançou em Portugal uma campanha de sensibilização sob o mote «Cuidar de Si é Cuidar de Quem Ama e bastam 10 segundos». Este mote da campanha levada a cabo a nível internacional, intitulada por «MyBest10Seconds», tem como objetivo alertar para o tempo necessário para se salvar uma vida, através da deteção precoce pelo rastreio.

A campanha com várias iniciativas de sensibilização a decorrer por todo o país tem como objetivo chamar a atenção para o número de mortes diárias que existem em Portugal vítimas de cancro do intestino. É dirigida essencialmente a uma população entre os 50 e os 74 anos, considerada como o maior grupo de risco para este tipo de cancro.

 

Fonte: 
Float
Nota: 
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