Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

Cancro digestivo representa 10% da mortalidade em Portugal

No dia 26 de janeiro, realiza-se, em Lisboa, a Reunião Monotemática da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia com vista à atualização de conhecimentos e debate sobre o Cancro Digestivo. O Cancro Digestivo (esófago, estômago, fígado, pâncreas, cólon e reto) atualmente, representa 10% do número de mortos anual em Portugal, resultado de uma subida nos últimos anos. São quase 10.000 portugueses que morrem anualmente.

Ao longo desta reunião científica, dirigida a especialistas de Gastrenterologia mas também outras especialidades que integrem as equipas multidisciplinares, vão ser analisadas as diversas abordagens terapêuticas para o tratamento dos 5 tipos de cancros do aparelho Digestivo.

A urgência desta reunião e atualização de conhecimentos entre especialistas decorre da grandeza dos números. Mais de um terço das mortes por cancro são provocadas por cancros digestivos, sendo que morre um português por hora vítima de cancro digestivo.

Segundo os Profs. Rui Tato Marinho e Marília Cravo “Os números são muito relevantes e é necessário criar medidas para os travar. A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) assume o compromisso de estar ao lado dos profissionais de saúde, facultando conhecimentos e ferramentas necessárias para que possam exercer, todos os dias, as suas funções de diagnóstico e tratamento de uma forma eficaz. Mas também, ao lado da população em geral, transmitindo informação útil à prevenção.”

Em Portugal, três das doenças que mais matam são do Aparelho Digestivo. O cancro do Cólon e Reto é a 2ª causa de morte por cancro no nosso país, registando cerca de 4200 mortes anuais, mas provavelmente é aquele que será mais fácil de evitar com medidas adequadas de prevenção.

Por sua vez, a mortalidade do Cancro do Pâncreas tem vindo a aumentar, havendo agora mais de 1500 novos casos por ano. Em 2013 foram 1372. É habitualmente uma doença silenciosa pelo que um estilo de vida saudável pode ter um papel importante na prevenção. Nalguns países já ultrapassou o cancro da mama.

Por último, o Cancro do Fígado/Cirrose hepática é a 5ª causa de morte em Portugal em idades inferiores aos 70 anos. As principais causas são o Álcool, Hepatites C e B e a obesidade.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock