Dia 31 de Maio de 2016 – Dia Mundial Sem Tabaco

Campanha visa sensibilizar os jovens

O consumo, ainda que esporádico, de produtos de tabaco está associado a um aumento de diversas doenças, sobretudo respiratórias, cardiovasculares e cancros.

De acordo com os últimos dados disponíveis, um quarto da população portuguesa dos 15 aos 64 anos é consumidora regular de tabaco.

Embora a maioria dos fumadores gostasse de deixar de fumar, a verdade é que poucos tentam seriamente.

Se tiverem um acompanhamento especializado a maioria dos fumadores refere melhoria de confiança e auto-estima quando deixam de fumar.

Numa consulta de cessação tabágica é feita uma avaliação personalizada de eventuais efeitos deletérios associados ao consumo de diferentes produtos de tabaco. Após uma análise cuidadosa da história tabágica, avaliação de grau de dependência e motivação é elaborado um plano de apoio ao fumador que poderá incluir: prescrição de medicamentos, plano nutricional, etc. É fundamental um acompanhamento do fumador ao longo de todo o processo, que inclui por vezes fases de recaída com necessidade de mais do que uma tentativa, até atingir um sucesso duradouro.

Recentemente entrou em vigor a transposição da norma europeia que contempla imagens chocantes nos maços de cigarros.

Este ano a Sociedade Portuguesa de Pneumologia lançou uma campanha, para o Dia Mundial Sem Tabaco, que visa sensibilizar os mais jovens para o problema do tabagismo.

Dr. Miguel Guimarães- Pneumologista no Hospital Lusíadas Porto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.