Durante um ano

Campanha da Operação Nariz Vermelho e Take C’air permite doações durante voos da TAP

Pela primeira vez em Portugal, a partir de amanhã (dia 15 de Setembro), vai ser possível doar para a Operação Nariz Vermelho durante os voos de longo curso da TAP (A330 e A340). Todos os passageiros da companhia aérea TAP poderão fazer doações diretas para esta instituição durante o serviço de vendas a bordo, onde poderão utilizar o dinheiro que sobrou do país visitado e assim contribuir. Esta campanha durará até Setembro de 2017.

“Esta é uma campanha que nunca foi feita em Portugal e que consideramos que vai ter bons resultados. Continuamos a lutar diariamente para poder oferecer este trabalho aos hospitais e levar a alegria às crianças hospitalizadas, famílias e profissionais de saúde” diz Magda Ferro, coordenadora de comunicação da Operação Nariz Vermelho.

Esta campanha resulta de uma parceria com a Take C’Air - Crew Volunteers, organização de tripulantes voluntários, que desde 2010 colabora com vários projetos e instituições de cariz solidário e ecológico, em Portugal e África.

A Operação Nariz Vermelho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída em Junho de 2002. Foi fundada com o propósito de assegurar um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais de Portugal, com a visita de palhaços profissionais (palhaços, atores ou músicos, com formação especializada no meio hospitalar) aos hospitais ou instituições onde as crianças estão internadas. A sua missão é levar alegria à criança hospitalizada, aos familiares e também aos profissionais de saúde, através do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais.

De modo a verificar o impacto físico, emocional, psicossocial e organizacional da intervenção dos doutores palhaços junto das crianças/adolescentes, familiares, profissionais de saúde e instituições que visitam, foi criado o projeto de investigação “Rir é o melhor remédio?”, que durou 6 anos e resultou num livro com o mesmo nome. Os resultados desta investigação mostram, entre outras coisas, que, na presença dos Doutores Palhaço, 92% dos profissionais de saúde afirmam que as crianças conseguiram esquecer-se que estavam em ambiente hospitalar, 84% considera que as crianças toleram melhor a dor e o sofrimento, e 73% sublinham que as crianças apresentam evidências clínicas de melhorias maiores e/ou mais rápidas após a visita dos Doutores Palhaços.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock