Cuidados do doente diabético

Caminhe Sempre com os Dois Pés

Projecto pioneiro pretende optimizar a gestão de cuidados do doente diabético no norte do país.

A Administração Regional de Saúde do Norte, o Centro Hospitalar de S. João, o Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Oriental e o Agrupamento de Centros de Saúde da Maia-Valongo criam projecto pioneiro “Caminhe Sempre com os Dois Pés”, resultante da articulação na gestão do doente diabético.

Este projecto pretende implementar critérios para uma referenciação directa para a consulta do pé diabético no hospital, com triagem eficaz proveniente do centro de saúde, com tempos máximos de resposta.

O desafio é melhorar a gestão de cuidados do doente diabético, melhorando a referenciação directa dos doentes com pé diabético para a consulta do hospital, obtendo uma resposta em tempo útil às situações com maior gravidade e urgência de resposta, e optimizando o seguimento do doente não grave no centro de saúde.

A longo prazo, a implementação deste projecto tem como metas:

  • Aumentar a percentagem de doentes referenciados à consulta do pé diabético
  • Incrementar o registo do risco de ulceração do pé e de diabéticos com úlceras activas do pé
  • Melhorar a proporção de utentes diabéticos com observação do pé
  • Diminuir custos inerentes aos internamentos relacionados com o pé diabético
  • Baixar a incidência de amputações major dos membros inferiores.

O projecto “Caminhe Sempre com os Dois Pés” integra-se no programa Boas Práticas de Governação, uma iniciativa da Novartis em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, que proporciona aos participantes uma oportunidade de acesso a um plano curricular desenvolvido pela universidade e que lhes garante as bases teóricas e o acompanhamento necessário ao desenvolvimento dos projectos.

Este ano, o programa tem como tema “Caminhos para a Articulação” e pretende criar as condições para a implementação de projectos de inovação, promovendo o desenvolvimento de boas práticas que fomentem uma maior articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, que possam trazer melhorias efectivas para o doente.

Fonte: 
Portal da Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock