Dicionário de A a Z

Cálcio

Trata-se do mineral mais abundante no corpo humano, representando perto de 2 por cento do peso total do organismo.
Cálcio

O cálcio é um dos mais importantes elementos do corpo humano, uma vez que todas as células necessitam de cálcio para funcionarem correctamente.

Existe principalmente nos ossos e dentes, sendo essencial para a sua formação e manutenção. Tem ainda outras funções ligadas à coagulação do sangue, contracção muscular, relaxação, batimentos cardíacos, estimulação das secreções hormonais, entre outras.

O leite e os derivados são a sua principal fonte, no entanto pode ser obtido através do consumo de vegetais – couves, brócolos, rama do nabo, frutos secos – ou de alimentos de origem animal – marisco e peixes gordos.

As carências deste mineral podem traduzir-se em doenças como a osteomalácia, osteoporose, doenças orais ou mesmo hipertensão.

O cálcio é um dos responsáveis pela força e resistência dos ossos nas várias etapas da vida, e como o corpo humano não consegue fabricar cálcio deve ser ingerido através dos vários alimentos ricos nesse mineral, ou através de suplementação.

Fonte: 
aporos.pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock