Ministério da Saúde

Brasil lança campanha para conter HIV entre homens jovens

O Ministério da Saúde do Brasil lançou na sexta-feira uma campanha que visa consciencializar, principalmente, jovens do sexo masculino, entre os 15 a 39 anos, para o uso de preservativo, de forma a evitar o vírus HIV.

Sob o lema 'pare, pense e use preservativo', a campanha é lançada a poucos dias antes do Carnaval, época festiva em que a pasta da Saúde, liderada por Luiz Henrique Mandetta, prevê distribuir 129 milhões de contraceptivos masculinos, sendo que 12 milhões dessas unidades conterão já o novo 'slogan'.

“Os números do vírus HIV no Brasil, que demonstram um aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saúde pública, que é uma mudança no comportamento", afirmou o ministro, citado na página da Internet da tutela.

"Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja sempre uma memória feliz. Vamos fazer um Carnaval e um ano inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que você ama”, acrescentou.

Dados do Ministério da Saúde revelam que 73% das novas infeções contabilizadas naquele país sul-americano foram registadas entre pessoas do sexo masculino. Do total de novas infeções entre os homens, 75% são na faixa etária de 15 a 39 anos.

Atualmente, vivem no Brasil cerca de 866 mil pessoas infetadas com o vírus HIV.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock