Como tratar?

Bolhas por atrito

Atualizado: 
01/10/2014 - 15:19
Mais frequentes nas mãos e nos pés, as bolhas podem dever-se ao calçado ou à utilização em esforço de certos utensílios.
Bolhas mãos pés

Normalmente aparecem na pele numa forma arredondada, com tamanhos maiores ou mais pequenos e criam líquido no seu interior. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, porém há zonas mais propícias ao seu aparecimento como os pés ou as mãos.

Sapatos apertados, ou em material pouco maleável, normalmente causam bolhas após um período longo da sua utilização devido à fricção constante em zonas específicas. Nas mãos acontece o mesmo, principalmente quando se efectua qualquer tarefa que requer o manuseamento de utensílios que, quando manobrados em movimentos repetitivos, podem causar fricção sempre nas mesmas zonas das mãos criando por sua vez as bolhas.

As bolhas são incomodativas e podem mesmo causar alguma dor impeditiva de se deslocar normalmente ou realizar tarefas simples.

Para que a pele recupere é necessário ter alguns cuidados ao tratar as bolhas.

Cuidados a ter:

  • É importante não rebentar as bolhas, pois ao fazê-lo está a abrir uma porta para a entrada de bactérias que poderão dar origem a uma infecção. A bolha irá desaparecer por si após alguns dias;
  • Tente manter a zona da bolha protegida com uma compressa esterilizada sem fazer muita pressão;
  • No caso de rebentar, desinfecte imediatamente e com cuidado tente retirar a pele que fica solta aplicando logo de seguida um penso.
  • Para evitar que as bolhas apareçam procure utilizar sempre calçado confortável ou luvas, no caso de estar a realizar alguma tarefa manual que cause atrito na pele.
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock