Procriação Medicamente Assistida

Autorizado segundo contrato de gestação de substituição em Portugal

A celebração do segundo contrato de gestação de substituição em Portugal foi autorizada na sexta-feira pelo Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, encontrando-se pendentes sete processos.

Em comunicado, o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) anunciou que na reunião plenária realizada sexta-feira foi admitido liminarmente um pedido de autorização prévia de celebração do contrato de gestação de substituição.

“A decisão de admissão liminar do pedido é uma decisão interlocutória, não configurando qualquer autorização de celebração do contrato de gestação de substituição”, explica o regulador desta área.

De acordo com o CNPMA, até ao momento “foi autorizada a celebração de dois contratos de gestação de substituição e encontram-se pendentes sete processos de autorização”.

Destes sete processos, foi solicitada documentação adicional para quatro, para um “será solicitado o respetivo parecer à Ordem dos Médicos” e outros dois “aguardam a comunicação do parecer da Ordem dos Médicos”.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock