18 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian

Associação Salvador promove a empregabilidade de pessoas com deficiência motora

A Associação Salvador realiza no próximo dia 18 de outubro o 2º Encontro de Recrutamento para pessoas com deficiência motora, este ano com uma novidade: um Seminário sobre Emprego Inclusivo que contará com a intervenção da Secretária de Estado para a Inclusão das pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Este Encontro insere-se num programa vasto de promoção da empregabilidade da Associação Salvador, no qual os candidatos com deficiência motora passam por um processo de orientação profissional, capacitação em diversas áreas e matching das suas competências com o perfil pretendido pelas empresas. ‘O Encontro de Recrutamento é uma oportunidade para as empresas desmistificarem algumas crenças sobre as capacidades das pessoas com deficiência motora, ao mesmo tempo que permite aos candidatos passar pela experiência de participar num processo de recrutamento real mas em ambiente controlado.’, alerta Salvador Mendes de Almeida, o fundador da Associação, reforçando que ‘Ter um emprego é essencial para a autonomia e para a qualidade de vida de qualquer pessoa!’.

O Seminário sobre Emprego Inclusivo acontece às 9h30, na Fundação Calouste Gulbenkian. Neste encontro, vários agentes essenciais para a promoção da igualdade de oportunidades na área do Emprego (IEFP, Organizações, Empregadores e Pessoas com Deficiência) terão a possibilidade de aprofundar a colaboração e a partilha de boas práticas para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Serão dadas a conhecer vantagens e incentivos à contratação e serão desmistificadas algumas crenças sobre as potencialidades das pessoas com deficiência motora e o impacto que a sua contratação pode ter numa empresa e na sociedade.

As inscrições poderão ser feitas aqui! Os lugares são limitados.

O Encontro de Recrutamento acontece de tarde, pelas 15h00 também na Fundação Calouste Gulbenkian. Será um momento propício e facilitador para a mediação de contacto entre recrutadores e candidatos através de entrevistas Flash (rápidas e rotativas). Serão um total de 20 empresas a participar e que irão receber esclarecimentos e documentação sobre as medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência, vão ter o apoio da Associação Salvador na submissão de candidaturas para medidas de emprego junto do IEFP, vão entrevistar candidatos cujo perfil corresponda aos interesses de recrutamento da empresa, e serão ainda divulgadas enquanto exemplos de boas práticas de integração profissional.

A ação conta com alto patrocínio da Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, tem como mecenas o INR- Instituto Nacional para a Reabilitação e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e está inserida no programa de empregabilidade da Associação Salvador ‘O talento não tem limites’.

Programa:

Manhã: Seminário sobre Emprego Inclusivo
09h30 – Chegada e Registo dos participantes
10h00 – Sessão de abertura
INR, Associação Salvador, F.C. Gulbenkian
10h15 – Painel ‘Porquê Contratar? Mais valias da diversidade para a sua empresa’
IEFP, Associação Salvador, OED
11h00 – Momento Inspirador – ‘Agarrar oportunidades’
Rehapoint – colaborador com deficiência e empregador
11h15 – Painel ‘Qual o Impacto? A transformação na vida da sua empresa e das pessoas com deficiência?’
Santa Casa da Misericórdia, L´Oreal, Psinove, Pessoa com Deficiência
12h00 – Momento Inspirador – ‘Não deixar o sonho escapar’
NetJets – colaborador com deficiência e empregador
12h15 – Painel ‘Como ser uma empresa mais inclusiva? Fatores de sucesso.’
Associação Salvador
12h30 – Reconhecimento de Boas Práticas – Empresas Inclusivas
12h45 – Sessão de Encerramento
Exma. Sra. Secretária de Estado para a Inclusão das pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes

Tarde: Encontro de Recrutamento
14h30 – Receção e briefing do Candidatos e Empresas
15h00 – Entrevistas rápidas
17h45 - Encerramento

Sobre a Associação Salvador
A Associação Salvador foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003 e tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

‘O talento não tem limites’
Em Portugal, a taxa de desemprego das pessoas com deficiência motora é 2.5 vezes superior à média nacional. Face a esta realidade, a Associação Salvador criou o projeto ‘O talento não tem limites’ que tem como objetivo potenciar a integração profissional de pessoas com deficiência motora, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para uma sociedade mais inclusiva.

As iniciativas desenvolvidas incluem orientação profissional, ações de formação para desenvolvimento de competências, prospeção de ofertas de emprego e acompanhamento de entidades empregadoras nos processos de recrutamento.

A Associação Salvador presta apoio individual e personalizado às pessoas com deficiência motora que se encontram à procura de emprego e às entidades empregadoras que procuram bons profissionais. Para tal, desenvolve algumas iniciativas que potenciam a procura e obtenção de emprego, como a realização de entrevistas exploratórias, a orientação profissional de candidatos, a análise e apoio na melhoria do curriculum, a preparação para entrevistas de emprego e o acompanhamento na colocação e pós-colocação. As entidades empregadoras não ficam esquecidas neste processo e é dado um acompanhamento ao nível do esclarecimento acerca dos benefícios da contratação de pessoas com deficiência, apoio nos processos de recrutamento e de contratação, incluindo acompanhamento na elaboração de candidaturas a medidas de emprego. É garantido um encaminhamento pertinente dos candidatos para as vagas de emprego, através da realização de um matching entre o perfil dos candidatos e o perfil requerido pelas empresas.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências, ao nível pessoal e profissional, a Associação Salvador identifica, em conjunto com os candidatos, as suas necessidades formativas, promovendo ações de formação que as colmatem ou encaminhando para outras soluções. A capacitação passa também pela preparação dos candidatos para entrevistas de emprego e simulações de recrutamento, através da técnica de role-play.

Fonte: 
Essencia Completa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.