Nos EUA

Aprovada comercialização de teste para diagnosticar vírus Zika

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos aprovou a comercialização do primeiro teste para diagnosticar o Zika, no dia em que as autoridades de Porto Rico confirmaram a primeira morte associada ao vírus.

A farmacêutica Quest Diagnostics assegurou ter recebido a autorização de emergência da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) para vender o primeiro teste de diagnóstico desenvolvido comercialmente para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O teste deverá começar a ser comercializado na próxima semana, pelo menos em Puerto Rico, um dos locais mais afetados.

As organizações internacionais de saúde já confirmaram que a infeção com o vírus Zika durante a gravidez pode causar microcefalia no feto.

Os sintomas do Zika incluem febre, erupção cutânea, dor nas articulações e vermelhidão ocular.

O Departamento de Saúde de Porto Rico anunciou a primeira morte na ilha associado ao vírus Zika.

A primeira morte associada ao Zika é de um homem de 70 anos que morreu em fevereiro de uma trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas de sangue), ligado ao referido vírus, explicou o secretário de Estado de Saúde de Porto Rico, Ana Rius.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay