Projeto “+ Contigo”

Apresentação dos resultados da prevenção do suicídio nas escolas ao longo do último ano letivo

5º Encontro, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela ARS do Centro, terá a participação do diretor-geral da Saúde. Mais de 5.000 alunos do continente e dos Açores estiveram envolvidos no programa.

Os comportamentos suicidários, a felicidade, a adolescência, a família e a escola são os cinco temas em discussão e, simultaneamente, os títulos das conferências do 5º Encontro “+ Contigo”, a decorrer, no próximo dia 28 de setembro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

O psiquiatra Carlos Braz Saraiva (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), a especialista em Genética Humana, Manuela Grazina (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), a psicóloga Margarida Gaspar de Matos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), a especialista em Ciências da Saúde, Maria do Céu Barbiéri (Escola Superior de Enfermagem do Porto) e um grupo de alunos de escolas de todo o país são, respetivamente, os convidados para falarem sobre cada uma destas matérias.

Como é habitual nestes encontros, serão, ainda, apresentaremos os novos parceiros do “+ Contigo”, será abordada a expansão do projeto a nível nacional e enunciadas as expetativas para o futuro, além da partilha dos resultados de prevenção do suicídio em contexto escolar alcançados durante o ano letivo de 2015-2016.

O V Encontro “+ Contigo” (ver programa detalhado online), a ter lugar nas instalações da ESEnfC em S. Martinho do Bispo (Polo B), começa, pelas 9h30, com a “apresentação de resultados 2015-2016”.

Pelas 12h45, decorre a sessão de abertura, com a presença do diretor-geral da Saúde, Francisco George, do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Tereso, do diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental, Álvaro de Carvalho, da delegada regional do Centro da DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Cristina Oliveira, da Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, e do coordenador do "+ Contigo", José Carlos Santos.

Projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar, iniciado em Coimbra, pela ESEnfC e pela ARS do Centro, e nos últimos anos em alargamento ao território nacional, o “+ Contigo” tem por população-alvo alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência e tendo vem vista a prevenção do suicídio neste grupo etário.

No último ano letivo, o “+ Contigo” esteve presente, com ações de formação, em todas as administrações regionais de Saúde do continente, bem como nos Açores (ilha do Pico). Estiveram envolvidos cerca de 5.100 alunos.

O projeto foi enquadrado no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, da Direção-Geral da Saúde (DGS). Além da ESEnfC, da sua Unidade de Investigação (UICISA: E) e da DGS, são parceiros “+ Contigo” a DGEstE - Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio (do Hospital de Santa Maria, em Lisboa), o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu, o Hospital Distrital da Figueira da Foz, o Hospital Beatriz Ângelo, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos, a Unidade Local de Saúde da Guarda, a Universidade do Algarve e os municípios de Alvaiázere, Lourinhã, Mangualde, Mealhada e Oliveira do Bairro. 

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.