Ordem dos Nutricionistas

Apresentação do primeiro Referencial para a Formação Académica do Nutricionista

De forma a assegurar que todos os nutricionistas possuem as mesmas competências para o exercício da profissão, a Ordem dos Nutricionistas e os 13 estabelecimentos de Ensino Superior que ministram as licenciaturas que dão acesso à profissão criaram o primeiro “Referencial para a Formação Académica do Nutricionista”.

Este documento inédito irá permitir harmonizar o perfil de competências das licenciaturas e será apresentado publicamente às 15h30 de amanhã, sexta-feira, dia 1 de Abril, na Casa do Infante no Porto (R. Alfândega, 10, à Ribeira do Porto), numa cerimónia que contará com a presença da Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Alexandra Bento, e dos responsáveis dos 13 estabelecimentos de Ensino Superior.

Com a convergência da profissão de dietista para a profissão de nutricionista estabelecida legalmente em setembro de 2015, tornou-se ainda mais premente a adequabilidade das licenciaturas à profissão de nutricionista, de forma a assegurar a excelência, qualidade e harmonia na formação superior do nutricionista.

Numa iniciativa inédita em Portugal, a Ordem dos Nutricionistas e os estabelecimentos de Ensino Superior uniram esforços para desenvolver um documento orientador que estabeleça os princípios básicos da formação académica dos nutricionistas. Princípios como as competências para cada uma das áreas profissionais, domínios científicos e o número mínimo e máximo de créditos destes domínios.

Serão estes princípios e outros detalhes sobre o “Referencial para a Formação Académica do Nutricionista” que serão apresentados pela primeira vez em público na sessão de sexta-feira, dia 1 de abril.

Fonte: 
Ordem dos Nutricionistas
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.