Cancro de Cabeça e Pescoço

“Apoiar os sobreviventes” é o mote da Campanha Make Sense

Entre os dias 18 e 22 de Setembro assinala-se a 5.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço, cuja mensagem central deste ano é “Apoiar os Sobreviventes” deste tipo de cancro, que deixa profundas marcas, tanto físicas como psicológicas.

Ao longo dos anos, esta iniciativa da Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço tem vindo a ser liderada, em Portugal, pelo Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço e, desde a sua criação, com o apoio da Associação dos Amigos dos Doentes com Cancro Oral – ASADOCORAL, a única associação de doentes em Portugal deste especialidade.

Sendo o cancro uma dura batalha à qual cada vez mais pessoas sobrevivem, é preciso ajudar estas pessoas a retomar as suas vidas. Neste sentido, através desta campanha, pretende-se sensibilizar a população, media e órgãos decisores para as necessidades dos sobreviventes, mas também passar uma mensagem positiva àqueles que acabam de ser diagnosticados.

Anualmente, em Portugal, o cancro de cabeça e pescoço mata 3 portugueses por dia, número que pode diminuir quando o diagnóstico é feito numa fase inicial da doença. Por isso, ao longo desta semana, o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço e a ASADOCORAL vão desenvolver iniciativas de sensibilização que visam informar e alertar para a necessidade de reconhecer sinais e sintomas da doença e formas de prevenção.

Segundo Ana Castro, médica oncologista e presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, “Muitas vezes fala-se em cancro de cabeça e pescoço e as pessoas não reconhecem. Não sabem onde se localiza, quais os sinais e sintomas, fatores de risco, etc. O nosso objetivo, ano após ano, é aumentar o grau de sensibilização de todos sem exceção, de forma a diminuirmos o número de casos deste tipo de cancro.”

As várias iniciativas previstas enquadram-se na campanha europeia “The Make Sense Campaign”, realizada pela European Head and Neck Society (EHNS), onde estão envolvidos países como Espanha, Itália, Alemanha, França, Inglaterra e Portugal.

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.