Prevenção e intervenção nas doenças crónicas

APDP parceira europeia de projecto europeu

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal é co-líder em projecto europeu que reúne mais de 60 parceiros na prevenção, controlo e acompanhamento das doenças crónicas.

As doenças crónicas e o envelhecimento saudável estão no centro de uma acção conjunta que reúne especialistas da União Europeia e representantes dos Ministérios da Saúde num encontro em Bruxelas no próximo dia 19 de Fevereiro. O projecto Joint Action on Chronic Diseases and Promoting Healthy Ageing (JA-CHRODIS) nasceu da vontade de mais de 60 parceiros europeus de desenvolver estratégias comuns para a prevenção, controlo e acompanhamento das doenças crónicas. A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) é uma das parceiras portuguesas da JA-CHRODIS.

As boas práticas na prevenção e cuidados às doenças crónicas, por um futuro mais saudável, lançam o mote da reunião que tem como objectivo promover a discussão, fazer o balanço de um ano de trabalho e partilhar boas experiências nacionais.

Co-líder na avaliação do projecto e participante no estudo de caso relacionado com a diabetes tipo 2, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal é uma das parceiras portuguesas da JA-CHRODIS, a que se juntam outros parceiros nacionais como a Direcção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. “Este projecto é indispensável para diminuir o peso humano e financeiro das doenças crónicas preveníveis e o seu contínuo crescimento, partilhando as melhores práticas de toda a Europa”, defende Rogério Ribeiro, investigador e representante da APDP no encontro em Bruxelas.

Para José Manuel Boavida, director do Programa Nacional para a Diabetes da DGS e representante de Portugal na reunião, “esta iniciativa é um passo fundamental para recentrar as prioridades de saúde nas doenças crónicas e inverter as políticas de saúde. Passar de uma visão centrada nos cuidados hospitalares para uma disponibilização de cuidados diferenciados à população numa visão de proximidade. Uma visão que integre os cidadãos em equipas dedicadas à prevenção, acompanhamento e reabilitação. As pessoas com doenças crónicas devem manter-se activas socialmente.”

A Comissão Europeia e Governos associados investiram mais de 10 milhões de euros num projecto que procura conhecer e partilhar as melhores abordagens na luta contra o impacto das doenças crónicas na União Europeia. O objectivo é promover a saúde, alertando para os factores de risco e identificando os melhores programas de cuidados à pessoa com diabetes, sempre na perspectiva da capacitação e da gestão da própria doença.

O facto de a JA-CHRODIS ser a maior acção conjunta financiada pelo Programa de Saúde Pública da União Europeia 2014-2020 demonstra a importância que este tema tem para os países participantes: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Islândia, Irlanda, Itália, Lituânia, Noruega e Portugal.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock