Uma responsabilidade com muitos benefícios

Animais de estimação

Os animais domésticos representam para a maioria das pessoas que os têm, o mesmo que um amigo próximo ou até mesmo um familiar. E o melhor desta relação de amizade, é que pode proporcionar benefícios para a saúde psicológica e física.
Animais domésticos

Desde há muitos anos que são realizados, um pouco por todo o mundo, inúmeros estudos que comprovam o contributo dos animais de estimação na prevenção de algumas doenças dos seus donos.

Comparativamente a quem não tem animais de estimação, a probabilidade de sofrer de obesidade, de pressão arterial e colesterol elevados, é menor em pessoas que têm animais de estimação. Estes factores poderão estar relacionados com o relaxamento e bem-estar proporcionado pelo sentimento puro e sincero que o animal tem pelo dono.

Os donos de animais têm também, geralmente, mais auto-estima, são mais extrovertidos, tendem a ser menos solitários, conseguem resolver melhor as diferenças individuais e são menos receosos e preocupados.

Embora seja às crianças e aos idosos a quem os animais proporcionam mais benefícios de saúde, qualquer pessoa que tenha gosto em ter um animal de estimação irá com toda a certeza retirar efeitos benéficos da sua companhia.

O sentido de responsabilidade que é desenvolvido pelas crianças através de algo que lhes proporciona momentos de diversão e bem-estar é sem dúvida um benefício que pode contribuir para o seu crescimento saudável individual e nas relações sociais. Nas crianças, o convívio com animais pode ainda ser uma ajuda para reforçar o sistema imunitário, ajudando a prevenir problemas de alergias.

O problema da solidão e do isolamento nos idosos é, infelizmente, uma realidade crescente na nossa sociedade. Muitas vezes, nestes casos, os animais acabam mesmo por se tornar nos melhores, senão mesmo nos únicos, companheiros com capacidade de dar algum sentido à sua existência.

No entanto, antes de ter um animal deve ter consciência que é preciso ter tempo e reunir algumas condições para que, tal como nós, possam ter uma vida estável. O abandono de animais é também um grave problema na nossa sociedade e que depende, em muito, de uma avaliação inicial que terá de fazer – por exemplo, tempo, paciência, gosto, etc. - antes de decidir levar um animal para sua casa.

São muitos os benefícios para quem tem animais de estimação. Contudo os animais são uma responsabilidade, e embora estejam sempre lá para apoiar os donos, eles também necessitam que lhes seja retribuída essa dedicação. Não precisam de luxos, pois o seu maior luxo é ter um dono capaz de lhes dar afecto e atenção.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock