A.N.D.A.R. promove discussão sobre biossimilares

Este ano, destaque para os biossimilares como um dos principais temas em debate nas XVIII Jornadas da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (A.N.D.A.R.), que terão lugar no Hotel Altis, em Lisboa, entre as 09h00 e as 18h00. Um tema que tem estado na ordem do dia e que mereceu já um pedido de audiência ao ministro da Saúde por parte de algumas associações de doentes (ANDAR, APDI, PSOPortugal, e Liga Contra as Doenças Reumáticas).
Neste âmbito, decorrerá uma mesa-redonda, agendada para as 14h30, sobre genéricos e biossimilares, que conta com a participação de Carlos Alves, presidente da Comissão Nacional de Farmácia Terapêutica (CNFT) e dos reumatologistas Fernando Pimentel, Filipe Araújo e João Madruga Dias. Uma discussão que contará também com a participação de Cláudia Furtado, do INFARMED, Elsa Mateus, presidente da Lida Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e Rute Simões Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública, numa intervenção que terá como foco o esclarecimento dos doentes sobre este tema.
A iniciativa terá a sua abertura às 9 horas, à qual se seguirá a conferência inaugural de António Vaz Carneiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência da FMUL. Segue-se a primeira de três mesas redondas: “Novos Fármacos: o que está para vir” com os reumatologistas Jaime Branco, Luís Miranda, Paulo Coelho e Filipe Barcelos.
O dia termina com uma mesa redonda dedicada à prevenção e tratamento das doenças reumáticas, que junta os especialistas Helena Canhão, Adriano Neto, Vera Las e Walter Castelão. A estes juntam-se também António Vaz Carneiro para falar sobre os cuidados centrados no doente, a nutricionista Maria João Gregório, quem abordará o papel da alimentação e a importância do intestino nas doenças reumáticas, e o médico fisiatra Pedro Cantista, que apresentará os benefícios do termalismo.