Faculdade de Medicina de Lisboa

Alunos vestem a camisola pela prevenção da diabetes

Em nome da campanha Stop Diabetes, no dia 22 de Abril, os alunos da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa vão realizar uma acção solidária de alerta e de sensibilização para a luta contra a Diabetes. No Hospital de Santa Maria, durante a manhã, os estudantes vão vender maçãs pela Diabetes, interpelar as pessoas com perguntas como “Sabe se está em risco de vir a ter Diabetes?”, “Quantas pessoas conhece com Diabetes?” e entregar-lhes um folheto informativo com dicas sobre como prevenir a doença.

Esta campanha de prevenção, informação e divulgação do Programa Nacional para a Diabetes (PND), que conta com o apoio da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal e da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, tem vindo a alertar para a urgência de travar a epidemia da Diabetes que, em 2030, pode atingir um em cada três portugueses.

Com o objectivo de sensibilizar a população para a adopção de estilos de vida mais saudáveis, como forma de prevenir e controlar a Diabetes, a Stop Diabetes levou já a cabo diversas iniciativas: um curso para jornalistas; criação de spots de sensibilização para os grandes painéis de Lisboa, divulgação de informação na Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) com frases em displays electrónicos, cartazes e folhetos nos autocarros; distribuição de um Cartão de Identificação da pessoa com diabetes por todo o país; criação de um site e actualização diária de uma página de Facebook; entre outras.

“Com este projecto nacional, que teve início em 2012, temos levado a discussão sobre a diabetes aos mais diversos quadrantes da sociedade. É importante falar sobre esta doença com os familiares, amigos e colegas, desmistificar tabus e propor o tema a dirigentes, representantes ou líderes políticos para que tomem medidas desde já. Prevenir a Diabetes é um dever de todos e começa com cada um de nós”, reforça José Manuel Boavida.

A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), uma das mais antigas associações estudantis de Portugal (fundada em 1914), dá o seu apoio à Campanha sensibilizando as pessoas para optarem comportamentos mais saudáveis, concretamente: perder de 5 a 7% do peso, em caso de excesso de peso; fazer 30 minutos de actividade física por dia; comer 5 porções diárias de frutas ou legumes; beber no mínimo 1,5 litros de água por dia.

Em simultâneo, com a venda das maçãs, esta acção está também a apoiar o Núcleo Jovem (NJA) da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). O NJA foi fundado em 2012 por jovens com diabetes com o intuito de promover actividades em grupo para outros jovens com diabetes. A sua mais recente acção consiste na preparação de uma equipa para participar no Campeonato Europeu de Futsal para pessoas com diabetes (Diaeuro 2015) que acontece em Julho.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.