Cimeira Mundial da Saúde

Alerta para “fosso” entre biologia e civilização

O presidente da Cimeira Mundial de Saúde, Detlev Ganten, alertou hoje em Coimbra para o "fosso" entre a biologia e a civilização, encontrando nessa lacuna uma das causas de doenças registadas atualmente.

O fosso entre biologia e civilização "é uma causa" para as doenças da civilização, nomeadamente cardiovasculares, nos músculos e ossos, doenças mentais ou depressões, sublinhou Detlev Ganten, na comunicação que apresentou hoje no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no âmbito das comemorações dos 37 anos do Serviço Nacional de Saúde.

Para o também líder da Aliança M8, a "civilização é nova" e o desenvolvimento rápido, mas a biologia "é velha" e a evolução demorada, o que cria uma lacuna que acaba por criar problemas do ponto de vista da saúde, recordando também o excesso de consumo de açúcar, gorduras e sal.

De acordo com Detlev Ganten, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos numa cimeira das Nações Unidas (ONU), apenas poderão ser atingidos se houver "mudanças fundamentais" na forma como as pessoas vivem no mundo.

Para o especialista, a ciência "providencia a base para novas abordagens, soluções e tecnologias" para se alcançarem os objetivos.

Neste sentido, as instituições científicas têm um contributo importante, seja na produção do conhecimento, na cooperação, na monitorização dos resultados ou na criação de inovação para "o benefício de sistemas de saúde nacionais e global".

Na sua apresentação, Detlev Ganten realça também o papel da Aliança M8 - o G8 da Saúde - para ajudar a alcançar os "nobres e ambiciosos" Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos numa cimeira das Nações Unidas (ONU).

Portugal está representado na Aliança M8 pelo consórcio CHUC e Universidade de Coimbra (UC), que foi admitido em 2015.

As comemorações dos 37 anos do Serviço Nacional de Saúde realizam-se hoje no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

As comemorações do CHUC e da Administração Regional de Saúde do Centro têm como tema "O Serviço Nacional de Saúde e o resgate da dignidade", evento que inclui uma homenagem ao advogado António Arnaut, que foi o autor da lei que criou o SNS.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock