Cefazolina Hikma

Alerta de segurança do Infarmed

O Infarmed recebeu duas notificações de suspeita de reações adversas graves de choque anafilático associadas à utilização do medicamento: Cefazolina Hikma IV, 1000 mg/10 ml, Pó e solvente para solução injetável.

A anafilaxia é um efeito indesejável que se encontra descrito no resumo das características do medicamento com frequência muito rara, no entanto, devido à proximidade temporal da ocorrência destes dois casos em entidades diferentes, o Infarmed irá proceder a uma investigação.

Como medida de precaução e no âmbito das suas competências, o Infarmed, de acordo com o Artigo 175.º do Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto, na última redação que lhe foi dada, determina a suspensão imediata da utilização e comercialização do seguinte medicamento:

- Cefazolina Hikma IV, 1000 mg/10 ml, Pó e solvente para solução injetável, lote nº 147130.1, prazo de validade 11/2017.

Atendendo a que este medicamento é administrado por profissionais de saúde, as entidades que possuam este lote não o devem administrar até que seja concluída a avaliação resultante da presente situação.

Fonte: 
Infarmed
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.