“Mais perto da Europa”

Alemanha junta Bona à corrida para acolher Agência Europeia do Medicamento

O Governo alemão propôs a candidatura de Bona para acolher a Agência Europeia do Medicamento, juntando-se a outras cidades europeias, entre as quais Lisboa e Porto, que se propõem receber a organização atualmente sediada em Londres.

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deverá ser transferida, após o ‘sim’ dos britânicos à saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e praticamente todos os Estados-membros já apresentaram ou vão apresentar uma candidatura para receber a sede e os seus cerca de 900 trabalhadores.

O ministro alemão da Saúde apresentou uma proposta de candidatura, com o tema “Mais perto da Europa”, para a cidade de Bona, antiga capital da Alemanha ocidental e sede de várias organizações internacionais, incluindo alguns serviços das Nações Unidas.

“Se a EMA se relocalizar na Alemanha, poderá beneficiar de uma concentração de especialistas e de grandes parcerias nacionais, à mão de semear. A importância científica e económica do ambiente de Bona torna-a num local de primeiro plano para a Agência Europeia do Medicamento”, considerou o governante, Hermann Gröhe, num comunicado escrito propositadamente em inglês.

A Comissão Europeia será a responsável por avaliar as candidaturas, tendo em conta vários critérios, que vão desde a acessibilidade do local às oportunidades de emprego para os cônjuges dos funcionários e oferta de escolas para os filhos.

As candidaturas devem ser apresentadas até 31 de julho e a decisão deverá ser tomada, através de votação, em novembro.

Portugal também está na corrida e esta quinta-feira o Governo decide, em Conselho de Ministros, se será Lisboa ou Porto a cidade portuguesa candidata.

O Governo aprovou, em abril, a candidatura de Portugal, pretendendo instalar a sede do organismo europeu na capital, mas a decisão gerou polémica, com outras cidades a reivindicarem a mesma intenção.

Em final de junho, o executivo decidiu reabrir o processo de candidatura, de forma a integrar também representantes do Porto.

Na ótica do Governo, só estas duas cidades portuguesas reúnem “condições para uma candidatura muito exigente e competitiva em termos europeus”.

Lisboa já é sede de duas agências europeias, a da Segurança Marítima e o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência.

No início desta semana, Portugal e Espanha defenderam em Madrid que a Agência Europeia de Medicamentos deve ser transferida para uma cidade da Península Ibérica: Lisboa, Porto ou Barcelona.

A principal missão da Agência Europeia do Medicamento é a proteção e a promoção da saúde pública e animal, através da avaliação e supervisão dos medicamentos utilizados por pessoas e animais.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.