No Porto

AJDP forma voluntários para projeto nas escolas

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal vai realizar uma ação de formação para novos voluntários no próximo dia 22 de outubro, no Porto. “AJDP nas Escolas” é o projeto por detrás destas ações que têm como objetivo capacitar mais pessoas para realizar sessões de esclarecimento sobre diabetes nas escolas.

Esta iniciativa pretende educar os participantes sobre questões relacionadas com a diabetes para que possam fazer chegar a informação aos alunos, professores e auxiliares através de sessões de esclarecimento nas escolas, que desmistifiquem mitos, diminuam situações de discriminação e eduquem a comunidade sobre a diabetes.

A presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), Paula Klose, destaca que “ainda existe muito desconhecimento face à diabetes, muitos mitos e por isso são cada vez mais as escolas que pedem este tipo de sessões de esclarecimento. Face a este aumento de interesse e pedidos que a AJDP tem registado, a formação de novos voluntários é essencial para colmatar esta necessidade e para continuar este projeto.”

As inscrições para a área do Porto estão abertas até dia 18 de outubro. Estas podem ser realizadas através do email: [email protected] com o nome, morada, contacto telefónico e de email.

A formação que decorreu em Lisboa a 8 de outubro, contou com 8 participantes e futuros voluntários e teve um impacto bastante positivo junto dos participantes que aspiram a ser voluntários da AJDP e a contribuir para a educação da população.

O projeto “AJDP nas escolas” existe desde 2009 com o principal objetivo de educar a comunidade sobre a diabetes, minimizar as situações de discriminação e mostrar o verdadeiro impacto desta doença no quotidiano dos jovens. O projeto conta com uma rede de voluntários que se deslocam a instituições e a escolas para desmistificar a diabetes e debater temáticas como os hábitos das pessoas com diabetes, as diferenças entre a diabetes tipo I e tipo II, a importância de uma alimentação saudável e do exercício físico.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.