Este ano

AJDP celebra 20 anos e elege nova presidente

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal celebra este ano o seu vigésimo aniversário e, juntamente com esta comemoração, apresenta novos Corpos Sociais para o quadriénio 2016-2020. Paula Klose é a nova presidente desta associação que promove a educação das pessoas com diabetes e a desmistificação da diabetes, especialmente junto das camadas mais jovens.

Ao longo de 20 anos, foram várias as iniciativas e projetos desenvolvidos pela associação com o objetivo de aumentar o conhecimento relativamente à diabetes tipo 1 e mostrar aos jovens que não são limitados por ela, seja com momentos de convívio como as colónias de férias e almoços, seja com atividades desportivas como caminhadas ou expedições de montanha.

A componente educativa também merece uma grande aposta por parte da associação, com o intuito de esclarecer e aumentar o conhecimento relativamente à diabetes, onde se pode destacar a ação “AJDP nas Escolas”. A educação na diabetes tem como objetivo minimizar as situações onde há discriminação contra pessoas com diabetes e promover práticas saudáveis que permitam prevenir a diabetes tipo 2.

“É missão da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP)  continuar a integrar as pessoas com diabetes e levá-las a mostrar que são capazes de tudo! Quero proporcionar aos outros o vislumbre que tive quando finalmente conheci pessoas como eu, há já quase 20 anos, e percebi que afinal a diabetes era só um extra que eu teria que aceitar e celebrar na minha vida. A diabetes bem gerida não me condiciona a vida em nada”, comenta Paula Klose.

A nova presidente da AJDP foi diagnosticada com diabetes aos 13 anos e pertence à AJDP quase desde o início da associação. Assume a presidência com o objetivo de continuar a aumentar o conhecimento das pessoas face à diabetes: “Ainda existem muitas pessoas que não distinguem a diabetes do tipo 1 e a diabetes do tipo 2, e ainda quem pense que a diabetes limita vários fatores da vida, como a prática de exercício ou ter filhos, o que não é verdade”.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Google images