Patologia psicossocial

"Affluenza" é a nova doença que só afeta descendentes de milionários

Trata-se de uma patologia do foro psicossocial, não reconhecida à luz da ciência, que se caracteriza pela desresponsabilização dos meninos ricos. Já valeu de argumento de defesa e atenuação de pena em tribunal nos Estados Unidos.

A socialite norte-americana Paris Hilton, herdeira do império Hilton, foi já várias vezes detida por posse ilegal de droga, condução perigosa e excesso de álcool

O norte-americano Ethan Couch, com 18 anos, ficou conhecido em 2013 por ter sido a primeira pessoa em todo o mundo a ver uma pena de prisão atenuada por ter uma doença que só afeta meninos ricos, escreve o Sapo. Foi finalmente preso, em dezembro de 2015, juntamente com a mãe, no norte do México.

Ethan Couch era procurado por uma infração durante a liberdade condicional de 10 anos que lhe foi concedida em 2013, quando atropelou mortalmente quatro pessoas e feriu outras nove. Na altura, foi detido e os testes de alcoolemia revelaram que a percentagem de álcool que tinha no sangue era três vezes superior ao limite da legislação no Texas.

Na altura, a juíza Jean Boyd aceitou como atenuante da pena o argumento principal da defesa: o jovem (então com 16 anos) sofreria de affluenza, uma suposta doença que só afeta meninos abastados.

Quem reforçou o argumento da defesa foi o psicólogo Dick Miller. Segundo ele, o acusado, membro de uma das famílias mais ricas do Estado, seria vítima de pais irresponsáveis, que praticamente o teriam abandonado. Segundo a defesa, Ethan Couch sofreria de affluenza, uma condição pela qual não seria capaz de medir nem entender as consequências dos seus atos, fruto da sua educação sem repreensões ou limites.

A doença ou fenómeno social não é reconhecida pela Associação Psiquiátrica dos Estados Unidos, nem por nenhum outro órgão oficial.

Também nunca foi citada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, em inglês), uma das "bíblias" de psicólogos e psiquiatras em todo o mundo, escreve a BBC.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock