Universidade Federal de São Paulo alerta

Adoçante pode provocar infertilidade, diz estudo

Um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de São Paulo, no Brasil, aponta para uma relação entre o consumo de adoçante e a infertilidade da mulher. Este afeta grande parte da população, que é depois obrigada a recorrer à fertilização in vitro, por exemplo.

O adoçante é visto como uma opção mais saudável, substituindo o açúcar, mas uma pesquisa conduzida por vários investigadores do Brasil revela que o uso deste impõe barreiras às mulheres que tentam engravidar. A investigação ainda não chegou a conclusões muito elaboradas, mas até agora tudo aponta para a relação entre o adoçante e a má qualidade dos óvulos.

Os detalhes do estudo brasileiro ainda não foram totalmente revelados, tendo sido apenas  estudada uma amostra pequena da população feminina brasileira. Neste país, a probabilidade de uma gravidez ser bem-sucedida por conceção natural é de 30%.

 

 

 

Fonte: 
Jornal i
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay