A verdade sobre a doença

Acne: principais mitos

Atualizado: 
23/04/2019 - 16:18
Estimuladas pelas hormonas típicas da adolescência, as glândulas sebáceas produzem o sebo (matéria gorda) e, como a pele se torna mais oleosa, é natural que surjam borbulhas, o famoso acne.

É importante que conheça a verdade sobre alguns mitos comuns e saiba que:

O acne deve-se à falta de higiene - Falso
Uma higiene cuidada pode ser uma boa maneira de prevenir e controlar o acne, mas este é, na verdade, um problema interno da pele. A boa higiene é importante, mas quando em excesso também pode causar alguns problemas. O conselho será o de lavar o rosto 2 a 3 vezes por dia e sempre com produtos adequados ao seu tipo de pele.

Deve-se espremer as borbulhas - Falso
Ao espremer as borbulhas pode criar uma ferida que facilmente pode infectar e até sangrar. Evite por isso espremer as borbulhas.

Comer chocolate, fritos ou frutos secos agrava o acne - Falso
Não existem estudos que comprovem a relação entre a alimentação e o acne. Pode, no entanto, aperceber-se que ao ingerir determinado tipo de alimentos o acne agrava e aí deverá evitar esses alimentos.

Agrava com a masturbação - Falso
O acne não tem qualquer relação com a masturbação, apenas coincidem num período da vida que é a adolescência, sendo comandados, os dois, pelas hormonas.

O uso de maquilhagem piora o acne - Falso
Utilizar a maquilhagem adequada não piora o acne. O problema está na utilização de maquilhagem que não é a indicada para cada tipo de pele. Aplique sempre os produtos adequados e preferencialmente sempre oil free (sem óleo).

Apenas acontece aos adolescentes - Falso
O acne atinge cerca de 85% dos adolescentes entre os 12 e os 19 anos, sendo resultado das perturbações hormonais normais da puberdade. No entanto pode persistir até à idade adulta, afectando principalmente as mulheres até depois dos 25 anos.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock