“Ver Lisboa com outros Olhos”

Ação de sensibilização para as doenças da retina

“Ver Lisboa com outros olhos” é a proposta que a Associação de Retinopatias de Portugal, com o apoio da Bayer, faz à população amanhã, 24 de Julho, 6ª feira, em postos estabelecidos em diferentes zonas de Lisboa.

O ponto de encontro está marcado para os Restauradores, onde também vai decorrer a ação e onde vai estar o presidente da Associação de Retinopatias de Portugal (ARP), Rui Vasconcelos, a partir das 10:30.

A ação permite aos participantes experimentarem os sintomas/manifestações de duas doenças que afetam a retina: o Edema Macular Diabético (EMD) e a Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMI).

Através de filtros criados para o efeito, ao aproximarem-se do “miradouro” os participantes poderão observar pontos históricos de Lisboa e simular as alterações da visão que estas doenças provocam. Esta ação vai realizar-se em simultâneo entre as 09:30 e as 12:30 nos seguintes locais:

- Restauradores (ao principio da Avenida da Liberdade, perto da Virgin e da Loja do Cidadão, junto à saída do metro) – principal local

- Mosteiro dos Jerónimos (perto dos pastéis de Belém)

- Jardim de São Pedro de Alcântara

- Miradouro da Graça

- Parque Eduardo VII (junto à bandeira nacional)

A degenerescência macular relacionada com a idade (DMI) neovascular (húmida) é uma doença ocular debilitante e degenerativa, associada ao envelhecimento, que afecta gradualmente a visão central, necessária à realização de várias actividades do quotidiano entre as quais a leitura, reconhecimento de rostos e condução. A DMI afeta a mácula, uma pequena área no centro da retina indispensável à visualização de pequenos detalhes.

Com o envelhecimento da população é esperado um aumento significativo do número de casos de DMI nos próximos anos sendo que a prevalência da DMI em Portugal é de cerca de 46 mil casos de DMI exsudativa.

Todos os anos surgem em Portugal cerca de 3 mil novos casos de DMI neovascular (húmida) e prevê-se que em 2030, a prevalência da DMI em indivíduos com mais de 65 anos duplique.

O Edema Macular Diabético (EMD) é a principal causa de cegueira entre pessoas em idade ativa (30-60 anos). O EMD surge de uma complicação da diabetes denominada retinopatia diabética (RD). A retinopatia diabética é um problema da retina associada à lesão dos vasos sanguíneos da retina. A presença de edema pode originar alterações temporárias na visão. Sem tratamento, odema poderá recorrer, causando alterações permanentes na visão. Na segunda década após o diagnóstico praticamente todas as pessoas com diabetes tipo 1 e aproximadamente 60% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam algum sinal de retinopatia.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock