DGS

Abertura de concursos para financiar instituições de doentes com VIH/sida

A Direção-Geral da Saúde vai abrir na quinta-feira 15 concursos para financiamento às instituições que trabalham com doentes com VIH/sida e que corriam o risco de ficar sem apoio social a partir de janeiro.

Segundo um aviso publicado hoje no site da Direção-Geral da Saúde (DGS), as candidaturas aos 15 concursos devem ser submetidas através de uma plataforma eletrónica a partir das 00:00 de dia 31 de dezembro e até às 24:00 de dia 15 de janeiro.

Estes concursos pretendem garantir financiamento de projetos no âmbito do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA para entidades coletivas privadas sem fins lucrativos.

No final de novembro foi conhecida a difícil situação das instituições que trabalha, com perto de 1.500 doentes com VIH em situação de elevada dependência, que precisam, nomeadamente, de apoio domiciliário ou que estão acamadas em unidades residenciais.

Na altura, o presidente da associação Abraço explicava que oito instituições, com dez projetos, ficavam sem financiamento no final deste ano, já que o programa de financiamento contemplava quatro anos que agora terminavam.

Após uma reunião no início deste mês com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, as associações viram ser garantida a continuidade do financiamento, que agora se concretiza através da abertura destes novos concursos.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.