Campanha de sensibilização

40 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Rosácea

Pela primeira vez o mês de Abril foi designado o Mês de Sensibilização da Rosácea. Durante os 30 dias decorreram várias iniciativas que procuraram consciencializar para o impacto psicológico da Rosácea. A campanha terminou com um chat no Twitter.

A organização mundial Global Rosacea Coalition, apoiada pela National Rosacea Society, pela farmacêutica Galderma e por vários especialistas mundiais, anunciou o primeiro Mês de Sensibilização da Rosácea, que se assinalou mundialmente durante o mês de Abril.

Esta iniciativa procurou consciencializar para o impacto psicológico da Rosácea no dia-a-dia daqueles que vivem com esta doença, bem como encorajar os indivíduos a melhor reconhecerem os sintomas e a procurarem ajuda médica.

A campanha teve como mote “Act On Red – Não vire a cara à Rosácea” e culminou com um debate mundial no Twitter. Várias filiais da Global Rosacea Coalition aderiram à campanha e distribuíram informação, incluindo Portugal, Austrália, EUA, México e Itália.

Para o debate no Twitter - #ChatRosacea Tweetathon - inscreveram-se 113 twitters que mostraram o seu apoio à campanha, que teve um alcance social de 67.271 pessoas. O #ChatRosacea Tweetathon decorreu em simultâneo e ao vivo entre os utilizadores inscritos e abordou temas-chave sobre a Rosácea, desde o diagnóstico passando pelo impacto de viver com a doença até ao controlo dos sintomas. De referir que não se tratou de uma actividade promocional e, por isso, não foi feita nenhuma menção a tratamentos específicos.

O debate na Europa e Austrália centrou-se nos sintomas, nomeadamente, na percepção que as pessoas têm dos mesmos, na possibilidade de terem de ser mais claramente definidos para serem perceptíveis e o que se pode fazer para ajudar a reconhece-los.

Já na América Latina o debate incidiu sobre o impacto na qualidade de vida dos doentes e na importância de os sintomas psicológicos não serem ignorados.

Como melhorar o diagnóstico e obter a informação e apoio correctos foram os temas-chave em destaque no diálogo dos twitters dos EUA e Canadá.

Linda Papadopoulos, especialista e moderadora europeia revelou que “foi um prazer estar envolvida numa forma tão inovadora de chegar às pessoas. Inclusive já várias pessoas me contactaram para me dizerem que encaminharam o diálogo para pessoas que conhecem e sofrem desta doença. Consideraram muito útil a informação partilhada e a forma como foi abordada. Por isso, agradeço ter feito parte deste projecto”.

A Rosácea

Estima-se que cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de Rosácea e que praticamente metade destes indivíduos desconheçam que têm esta doença dermatológica. Neste sentido, aumentar o conhecimento sobre esta patologia e o acesso aos cuidados médicos necessários, são passos essenciais para melhor compreender a Rosácea e encontrar o tratamento mais indicado para cada caso.

A face rosada é um sintoma muito comum das pessoas que sofrem de Rosácea e é caracterizado por uma vermelhidão persistente, acompanhada de uma sensação de desconforto e ardor. Regularmente confundido com acne, eczemas, excesso de exposição ao sol ou alergias, este sintoma é ignorado levando pessoas a pensar que simplesmente coram facilmente ou que têm uma elevada sensibilidade, o que demonstra a importância de consciencializar para esta doença.

 

Legenda: Resultados ainda preliminares indicam que foram alcançadas - 2,598,341 pessoas, participaram no debate 174 participantes com 739 tweets, durante 9 dias

Por expressa opção do autor, o texto não respeita o Acordo Ortográfico

Célia Figueiredo
Fonte: 
Ogilvy
Nota: 
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Foto: 
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