Candidaturas abertas

2ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

Após o sucesso alcançado na primeira edição a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, a Sociedade Portuguesa de Hematologia, e a Amgen Biofarmacêutica, Lda. abrem agora as candidaturas para a 2ª Edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, cujo prazo final termina às 24h00, do dia 28 de fevereiro de 2018. Com o objetivo de impulsionar a investigação científica e/ ou epidemiológica em Mieloma Múltiplo, a bolsa, no valor de 15.000 euros, será atribuída a um projeto de investigação científica com duração de 1 ano.

Dirigida a investigadores nacionais ou estrangeiros a desenvolver projetos em instituições portuguesas, a Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo representa mais um importante passo na procura de conhecimento sobre esta doença hemato-oncológica rara, o diagnóstico, o tratamento a monitorização, o acompanhamento dos doentes, a epidemiologia, a qualidade de vida dos doentes e/ou o custo / carga da doença..

Em Portugal, estima-se que em cada ano surjam 539 novos casos de Mieloma Múltiplo, segundo dados publicados pelo Registo Oncológico Nacional em 20161 Tratando-se de uma doença rara, existe ainda uma necessidade de tratamentos mais efetivos e/ou mais seguros, que permitam aos doentes prevenir a progressão da doença e aumentar a sobrevivência geral e a qualidade de vida.

O Prof. Doutor Manuel Abecassis, Presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) defende que “O nosso objetivo passa por incentivar a investigação cientifica que possa ter aplicação na prática clínica. Ficámos muito satisfeitos com a qualidade dos trabalhos submetidos na edição anterior e estamos expectantes quanto a este ano.”

Para o Prof José Eduardo Guimarães, Presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), “A SPH junta-se com agrado, pelo segundo ano consecutivo, a estes parceiros para apoiar a investigação na área de mieloma múltiplo.”

Por sua vez, o Dr. Tiago Amieiro, Diretor-Geral da Amgen concorda que “A sobrevivência e a qualidade de vida dos doentes são os motores das iniciativas que são desenvolvidas em parceria e apoiadas pela Amgen. Para nós, é um imenso privilégio estar ao lado da APCL e da SPH impulsionando a investigação nacional na área do Mieloma Múltiplo.”

Os projetos submetidos irão ser avaliados por um júri idóneo, composto por peritos de reconhecido mérito em investigação científica e experiência profissional e/ou académica em hemato-oncologia em Portugal e/ou internacional, em particular no Mieloma Múltiplo, nomeado pela APCL e SPH.

Para consultar o regulamento da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo, aceda a: http://www.apcl.pt/pt/novidades/bolsa-de-investigacao-mieloma-multiplo-2018-01-12-2017

 

1Registo Oncológico Nacional 2016 - http://www.roreno.com.pt/images/stories/pdfs/ro_nacional_2010.pdf

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.