CNS realizou

1º Curso sobre Alimentação Adaptada para Doentes com problemas de Deglutição

Com o objetivo de ensinar estratégias para reconhecer os sinais deste problema e aprender a geri-lo, o foco incidiu na preparação dos alimentos para doentes disfágicos através de truques para o dia-a-dia.

O Campus Neurológico (CNS), centro português dedicado a doenças neurológicas, organizou no passado dia 28 de Novembro, o 1º Curso sobre Alimentação Adaptada para Doentes com problemas de Deglutição (disfagia).

O objetivo desta iniciativa, aberta à comunidade e de participação gratuita, foi partilhar os conceitos-chave por detrás da alteração da capacidade de deglutir, ensinar os principais sinais de alerta e educar as famílias para que consigam preparar de forma adequada e fácil as refeições para quem tem este tipo de dificuldade.

Os familiares e profissionais de saúde foram o principal público-alvo da iniciativa, que contou com casa cheia. “A intervenção de áreas não médicas, como a terapia da fala e a fisioterapia, assume uma relevância e utilidade cada vez maior no tratamento das doenças neurológicas” disse o diretor clínico do Campus, o professor Doutor Joaquim Ferreira, na sessão de abertura do curso.

Rita Cardoso, Terapeuta da Fala, defende que “a educação para a saúde é uma responsabilidade de todas as instituições de saúde. O conhecimento é um bem comum que deve chegar a quem lida diariamente com os problemas”, referindo-se ao papel do Campus Neurológico Sénior no apoio às comunidades.

O CNS complementa assim o seu programa de acompanhamento para doentes e cuidadores, tendo registado um feedback muito positivo por parte dos participantes. Com a constante preocupação de se posicionar lado a lado com quem mais precisa, o CNS pondera agendar para breve uma segunda edição. A comunidade pode manter-se atualizada sobre esta e outras iniciativas através do sítio de internet ou facebook do Campus.

Fonte: 
JDYoung
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.