Hospital e Cuidados Primários implementam Protocolo de Intervenção Pós-alta

17 doentes com legionella já tiveram alta do HVFX

O Hospital Vila Franca de Xira e o ACES Estuário do Tejo implementaram um Protocolo de Intervenção para os doentes com legionella que prevê um conjunto de medidas de acompanhamento após a alta.

Este plano foi desenvolvido no sentido de evitar riscos de agravamento destes doentes no pós alta, bem como dar seguimento aos doentes da área de referência do Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), e será alargado aos doentes que foram tratados nos outros hospitais de Lisboa.

Com base neste plano, todos os doentes diagnosticados com legionella com alta clínica são contactados pelo Hospital, entre 24 horas a 48 horas, no sentido de avaliar o estado clínico.

Estes doentes têm também uma consulta de pneumologia/legionella marcada no espaço de uma semana ou antes, se necessário.

Nos casos em que se justifique, serão realizadas visitas ao domicílio.

Em anexo disponibilizamos o folheto informativo que o HVFX entrega a todos os doentes diagnosticados com Legionella que têm alta clínica, no qual é disponibilizado um número para contacto, bem como outra informação útil para os doentes e seus familiares.

Até ao momento o HVFX deu 17 altas clínicas.

 

 

Fonte: 
Hospital Vila Franca de Xira
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Hospital Vila Franca de Xira