Bruxelas

154 ME para luta contra pragas em animais e plantas

A Comissão Europeia atribuiu hoje uma verba de 154 milhões de euros para combater doenças nos animais e plantas em 2019, incluindo a bactéria ‘Xylella fastidiosa’, que ataca olivais, entre outras espécies, e foi já identificada em Portugal.

“As lutas contra a Peste Suína Africana e a ‘Xylella’ são exemplos diários das ações da União Europeia (UE) nas doenças que representam ameaças concretas ao rendimento dos nossos cidadãos e a setores económicos chave”, disse o comissário europeu para a Saúde, Vytenis Andriukaitis.

Um montante de 141 milhões de euros foi atribuído a 142 programas já aprovados para a erradicação, controlo e vigilância de doenças animais transmissíveis a pessoas, tal como a tuberculose bovina, a raiva e a salmonela nas aves.

No setor da saúde das plantas, a UE atribuiu mais de 13 milhões para a monitorização de 62 pragas em 24 Estados-membros (num total de 817 programas), incluindo o da bactéria ‘Xylella fastidiosa” em Portugal, que é considerada uma das mais perigosas do mundo.

A presença da bactéria, que ataca espécies como oliveiras e amendoeiras e para a qual não há cura, foi detetada em plantas de lavanda num jardim de um 'zoo' - ou seja, não numa zona agrícola - em Vila Nova de Gaia, Porto, tendo já sido acionados os planos de contingência por parte do Ministério da Agricultura.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock