Debate reune reúne a DGS, Profissionais de Saúde na área Perinatal e Neonatal, Investigadores e Pais

XXS assinala o Dia Mundial da Prematuridade com debate sobre ‘Separação Zero’ entre pais e bebés prematuros

“Aja agora! Mantenha juntos pais e bebés que nascem cedo demais” é o mote da campanha de sensibilização da EFCNI – European Foundation for the Care of Newborn Infants e GLANCE – Global Alliance for Newborn, à qual a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro tem o prazer de se juntar, para alertar para a necessidade de serem criadas as condições necessárias para que os pais possam estar 24h por dia junto dos seus bebés prematuros.

Esta campanha internacional, que envolve pais, profissionais de saúde, sociedades médicas, e até a própria Organização Mundial da Saúde, foi iniciada há alguns meses, no âmbito das restrições causadas pela Covid-19. Mas a pandemia foi apenas o mote para o lançamento desta ambiciosa campanha, que pretende ser de longo prazo, para apoiar pais de recém-nascidos hospitalizados e profissionais de saúde com o objetivo de possibilitar a adequada implementação dos cuidados centrados na criança e na família, fundamentais à recuperação dos bebés prematuros nas Unidades de Neonatologia.

Este encontro contará com a participação de Dina Simões de Oliveira, Chefe de Divisão da Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil da Direção Geral de Saúde; Diogo Ayres de Campos, Presidente da Sociedade Europeia de Medicina Perinatal, Presidente da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia e Diretor do Serviço de Obstetrícia do CHLN; Edmundo Santos, Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Neonatologia e Neonatologista do CHLO; Teresa Tomé, Coordenadora de Neonatologia CHLC; Graça Roldão, membro da APEPEN - Associação Portuguesa Enfermagem Pediátrica e Neonatal e Enfermeira de Neonatologia no CHLN; Mariana Amorim, Investigadora do ISPUP - Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; Paula Guerra, Cofundadora da XXS e Susana de Almeida, consultora de comunicação (moderadora).

Durante o evento, será ainda partilhado um vídeo com uma mensagem da Presidente da EFCNI e da GLANCE, bem como testemunhos dos pais relacionados com o impacto da separação entre pais e bebés após a alta da mãe.

 

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro