“Pandemia VIH – Novos Desafios em Tempos de Outra Pandemia”

XX Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH arrancam a 12 de novembro

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar nos próximos dias 12 e 13 de novembro, no Hotel de Guimarães, em formato presencial, as XX Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH.

Com o objetivo de atualização técnica e científica, as XX Jornadas do NEDVI decorrem este ano sob o lema “Pandemia VIH – Novos Desafios em Tempos de Outra Pandemia”.

Com sessão de abertura, agendada para as 15h30, de sexta-feira dia 12, o programa tem arranque com a conferência “Importância da Creditação de competência em VIH/da creditação de competências em Medicina Interna”, com José Vera, coordenador do NEDVIH como presidente, e António Oliveira e Silva, como conferencista.

Com moderação de Helena Sarmento e Cristina Teotónio segue-se um momento de reflexão dedicado a “VIH/COVID 19 – Duas pandemias e duas realidades. O que aprendemos?”, com intervenções subordinadas às temáticas “Impacto da Pandemia na prestação de cuidados (Magda Fernandes); “Impacto clínico imediato e a longo prazo Impacto imunológico do SARS-CoV2 (Carlos Vasconcelos); “SARS-CoV-2 – Impacto como doença sistémica Doença Cardiovascular (Pedro Guimarães Cunha).

No dia seguinte, o programa tem seguimento com a discussão “Novas estratégias/Novas terapêuticas Moderadores”, que terá moderação de Inês Vaz Pinto e Alexandre Carvalho.

A tarde ficará ainda marcada pela intervenção de Alexandre Carvalho sobre “Modelo organizativo do atendimento em ambulatório a doentes com VIH, no âmbito da Medicina Interna”. 

A 20ª edição das Jornadas do Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) terminará com a habitual cerimónia de encerramento, desta vez, com discursos de José Vera, Helena Sarmento e Alexandre Carvalho.

Por último, será realizada uma homenagem a Margarida Serrado e António Diniz, pelo contributo prestado no trabalho desenvolvido no campo da infeção VIH.

Saiba mais informações em: https://www.spmi.pt/xx-jornadas-do-nucleo-de-estudos-da-doenca-vih/#1528383229624-4bc09560-ab00

 

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)