Burnout e os modelos de gestão centrados nas pessoas e no bem-estar em destaque

Wellbeing em destaque na 4.ª edição do Building The Future

O Building The Future, o principal evento português de transformação digital, que conta com o patrocínio principal da Microsoft e construção da imatch, irá trazer para debate e, pela primeira vez em destaque, a importância do wellbeing na vida dos indivíduos, organizações e sociedade.

O palco Wellbeing powered by Fidelidade abordará as temáticas Sociedade, Organizações, Indivíduo, Corpo, Mente e Propósito. O burnout e os modelos de gestão centrados nas pessoas e no seu bem-estar serão alguns dos temas em destaque e que irão ser analisados durante os dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2022.

Teresa Virgínia, Diretora de Marketing e Comunicação da Microsoft Portugal, afirma: “A realidade do trabalho remoto trouxe novas possibilidades, como estar mais próximo das famílias ou perder menos tempo com deslocações, mas também trouxe novos desafios como stress, reuniões excessivas, burnout e depressão. E é precisamente estas mudanças que iremos abordar no Building The Future, através do patrocínio da Fidelidade, pela necessidade de colocarmos em prática estratégias mais responsáveis e sustentáveis com o foco nas pessoas e no seu bem-estar físico e psicológico.”

Sahar Yousef, neurocientista na Universidade da Califórnia, é uma das oradoras em destaque. Com base no seu trabalho de investigação, Yousef irá partilhar o impacto que a exposição ao stress e desafios na gestão do tempo entre as esferas familiar e laboral, resultantes do contexto pandémico, têm do ponto de vista neuronal. Na sessão “The Science of Preventing Burnout”, a neurocientista explicará as diferenças entre a doença do burnout do excesso de stress ou depressão, as suas consequências para o corpo humano e estratégias de combate.

Yousef comenta: “Infelizmente, o burnout tem aumentado constantemente desde maio de 2020 e agora atingimos um patamar crítico. As pessoas e as organizações estão a ser preparadas para o fracasso, uma vez que níveis de burnout elevados levam a um decréscimo da motivação, mais erros e uma falta de envolvimento no trabalho. Felizmente, a ciência por trás do burnout avançou rapidamente na última década e hoje sabemos que estratégias (como o modelo 3M) nos podem ajudar a evitar esta síndrome da «morte por mil cortes de papel»”.

A escolha do tema foi resultado de uma votação pela comunidade do Building The Future que, através da plataforma LinkedIn e a convite de Sahar Yousef, pôde escolher entre esta temática e dois projetos de investigação da neurocientista: “The Science of Energy Management and Chronotype-Based Productivity” e “The Science of Digital Hygiene and the Dark Side of our Devices”.

Além da participação dos oradores principais, o palco Wellbeing powered by Fidelidade terá também as sessões de fireside chat, conversas de 30 minutos entre dois oradores sobre temáticas relacionadas com o wellbeing. Vasco Gaspar, Human Flourishing Facilitator, e Helena Marujo, Professora e Coordenadora no ISCSP; Sandro Resende, Founder do Manicómio, e Pedro Morgado, Psiquiatra, Professor e Investigador na Universidade do Minho; Álvaro Lopes-Cardoso, CEO e Fundador na UPNDO, e Pedro Almeida, Psicólogo de Desporto e Performance; Joana Vasconcelos, Modern Work Customer Success Lead na Microsoft Portugal e Ricardo Parreira, CEO na PHC Software; Joana Coelho, HR Consultant da AON Portugal, e Sandra Ribeiro, Subdiretora do Departamento de Ciências Económicas e Empresariais da UAL; Rosa Pires, Psicóloga Clínica, e Daniel Leal, Médico, são alguns dos oradores confirmados.

Através da partilha de melhores práticas, aplicação do conhecimento científico e intervenção multidisciplinar nos temas de Wellbeing, o Building The Future irá ajudar pessoas, líderes, gestores e organizações a repensarem os seus modelos de trabalho e de gestão para o futuro.

Devido ao elevado número de casos ativos de Covid-19 em Portugal e tendo como prioridade a saúde e segurança de toda a comunidade, a organização do Building The Future decidiu que o evento será exclusivamente digital, em www.buildingthefuture.pt.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Microsoft