Sessões online educacionais

Webinares para pessoas com diabetes ensinam a fazer uma melhor gestão da doença

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) vai realizar, nos dias 8 e 9 de outubro, duas sessões de educação sob o mote “Cetona positiva…e agora?” para utilizadores de bombas de insulina e profissionais de saúde. Duas sessões que procuram alertar para a importância de uma gestão adequada da diabetes para evitar corpos cetónicos tóxicos no organismo.

“Na diabetes, as cetonas são produzidas quando a glicemia não está bem controlada. Isto é, o açúcar, que é a fonte energética natural do corpo humano, deixa de ser utilizado como fonte de energia e o organismo passa a utilizar as reservas de gordura como alternativa. A presença de corpos cetónicos no organismo resulta desse processo e é um sinal de alarme que obriga a agir com rapidez e a procurar as causas, tais como: situação de doença, falta/ausência de administração de insulina e jejum prolongado.” esclarece João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP e moderador do webinar.

Os corpos cetónicos são tóxicos para o organismo que, a todo o custo, tenta eliminá-los pelos pulmões e pelos rins. Para esclarecer as pessoas com diabetes e profissionais de saúde sobre a importância da gestão destes produtos, a APDP realiza no dia 8 de outubro uma sessão online para pais, crianças e jovens até aos 17 anos e conta com a pediatra Raquel Coelho e o enfermeiro Duarte Matos. Já no dia 9 de outubro, esta sessão será para pessoas com 18 anos ou mais, com a participação do médico Bruno Almeida e da enfermeira Marina Dingle.

João Filipe Raposo reforça ainda que “agora, mais do que nunca, é fundamental reforçar a importância da educação terapêutica e criar ferramentas que apoiem a população portuguesa na gestão da diabetes. Este webinar serve também para que as pessoas com diabetes desenvolvam competências na autogestão dos cuidados, capazes de manter a melhor gestão possível, com um controlo da glicemia e de cetona.”

Os interessados em participar poderão colocar as suas questões, até dia 7 de outubro, para o e-mail [email protected].

Os webinars decorrerão na página do Facebook da APDP e na plataforma online Zoom.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock