Enfermeiros

Webinar Sistemas de Informação em Enfermagem

Os webinares LadoaLado.Com regressam em 2022 com o evento “Sistemas de Informação em Enfermagem” - O papel dos Sistemas de Informação em Enfermagem nos contextos de prestação de cuidados, na quinta-feira, dia 27 de Janeiro, a partir das 21h.

LadoaLado.Com Webinar: Sistemas de Informação em Enfermagem vai decorrer na quinta-feira, dia 27 de Janeiro, das 21h às 23h, através da plataforma online Cisco Webex.

O papel dos Sistemas de Informação em Enfermagem revela-se essencial nos contextos de prestação de cuidados. Sabemos que a documentação da prática profissional apresenta-se como um aspecto inerente à Enfermagem. Com o desenvolvimento tecnológico, nas últimas décadas temos observado uma alteração significativa no modo como esta documentação é realizada. Deste modo, não é surpreendente que os Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE) tenham ocupado um lugar de destaque no dia-a-dia dos enfermeiros, com 90,2% dos enfermeiros a terem contacto com estes, segundo o inquérito sobre SIE realizado pela Ordem dos Enfermeiros (OE). Contudo, e segundo este mesmo inquérito, 72,6% refere uma influência

negativa destes SIE na prática de cuidar, com implicações no tempo de contacto com a pessoa/família a cuidar e na própria satisfação dos enfermeiros.

Sendo indiscutível a importância destes sistemas, torna-se pertinente a reflexão entre pares sobre como estes SIE podem contribuir positivamente para a prática de cuidados, nomeadamente o seu papel numa prestação de cuidados de maior qualidade, e os requisitos associados aos contextos.

Reflectir sobre o papel dos SIE na prestação de cuidados e prática profissional e sobre os requisitos de um SIE, segundo o contexto de actuação são os objectivos desta sessão online.

João Gomes, Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no Hospital Braga, Pós-graduado em Sistemas Informação Enfermagem e Doutorando Ciências Enfermagem; Luís Rodrigues, Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na UCC Coimbra Saúde e elemento do Grupo Normalização Registos Enfermagem da ARS Centro; Bruno Coelho, Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica na ULS-Guarda, formador de SIE na mesma instituição, e Vogal do Conselho de Enfermagem Regional da SRCentro; Elisa Melo, Enfermeira Coordenadora do Grupo de Assessoria em Sistemas Informação e Documentação em Enfermagem (GASIDE) do CHUC; e Nuno Pereira, Enfermeiro Especialista em Enfermagem

Médico-Cirúrgica no CHUCB e Secretário da Mesa Assembleia Regional da SRCentro, irão prestar o seu testemunho no âmbito da temática.

Joana Sousa, Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no CHUC; Professora Adjunta Convidada na Escola Superior Saúde – IPLeiria, Pós-graduada em SIE e Doutorada em Enfermagem, será a moderadora deste painel.

O webinar é aberto a todos os enfermeiros, sendo acreditado com 0,35 Créditos de Desenvolvimento Profissional. A inscrição é gratuita, mas obrigatória no Balcão Único AQUI.

Fonte: 
GCIC - Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock