"Cólon Spotlight"

Webinar da Europacolon Portugal pretende desmistificar o cancro colorretal

A Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, Europacolon Portugal, organiza com o apoio da Norgine, o Webinar “CÓLON Spotlight”, dia 13 de julho pelas 18h00. Este evento tem como objetivo desmistificar o cancro colorretal e apresentar a web app CÓLONCHECK, que ajudará a promover a deteção precoce do cancro colorretal.

Vitor Neves, Presidente da Europacolon Portugal, realça a importância da preparação correta das colonoscopias “A criação da plataforma CÓLONCHECK tem como intuito apoiar as pessoas que irão realizar a colonoscopia. Nesta plataforma podem encontrar toda a informação necessária sobre o cancro colorretal, sobre a preparação rigorosa para a colonoscopia, a dieta que tem de ser seguida e ainda tem exemplos de receitas confecionadas pelo Chef Sá Pessoa.”

Com uma incidência superior a 10000 casos ano em Portugal, e uma mortalidade superior a 4500 pessoas, ou seja, mais de 12 mortes por dia, em conjugação com a interrupção do acompanhamento pelos Centros de Saúde e com a falta de oportunidade de diagnóstico e referenciação dos cidadãos sintomáticos, agrava-se ainda mais o verdadeiro problema de saúde pública que esta doença comporta em Portugal.

O Webinar “CÓLON Spotlight”, moderado pela jornalista Paula Rebelo, juntará várias individualidades da área da Saúde, que têm um papel fundamental na sensibilização para as melhores práticas da Saúde em Portugal, nomeadamente na área de Oncologia e Cuidados de Saúde Primários.

A plataforma CÓLONCHECK irá ser lançada e promovida no evento “CÓLON Spotlight” que decorrerá no dia 13 de julho pelas 18h00. Neste evento, os representantes de várias especialidades irão debater os próximos passos e objetivos a alcançar para o cancro colorretal, no nosso país. Para participar neste webinar basta aceder a https://www.coloncheck.pt/#/, no dia 13 de julho pelas 18h00 e poderá contribuir com questões que achar pertinentes.

 

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Europacolon Portugal