Dia 24 de novembro

Webinar da AADIC aborda relação entre Insuficiência Cardíaca, Diabetes e Insuficiência Renal

No próximo dia 24 de novembro, às 21h, Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) realiza um webinar para falar sobre a relação da “Insuficiência Cardíaca, Diabetes e Insuficiência Renal”, através de uma transmissão exclusiva no Facebook e Youtube da AADIC. Esta sessão online vai contar com as intervenções de três especialistas: Dr. João Sequeira Duarte, Endocrinologista, Diretor do Serviço de Endocrinologia do CHLO, Dra. Fátima Franco, Cardiologista, Coordenadora do programa de Insuficiência Cardíaca e da Unidade de IC Avançada do CHUC e Dra. Patrícia Branco, Nefrologista, Consulta Multidisciplinar Renocardíaca do CHLO. A moderação é da responsabilidade da Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC.

O tema deste webinar tem por objetivo abordar questões práticas, causa-efeito e abordagens a estas três condições que estão, intimamente, relacionadas entre si. Se por um lado, a diabetes é uma das principais condições que contribui para o aparecimento da insuficiência cardíaca; por outro lado, é a principal causa da insuficiência renal. Estima-se que, em Portugal, um terço dos doentes em falência renal seja devido à diabetes. E sabe-se, ainda, que a deterioração da função renal é comum nos doentes com insuficiência cardíaca aguda.

Sobre a insuficiência cardíaca Fátima Franco salienta que “é uma doença habitualmente crónica, na qual o coração se torna incapaz de cumprir a sua missão que é distribuir o sangue e nutrientes através do nosso organismo, consoante as necessidades metabólicas. Tem diferentes causas que iremos abordar no webinar e felizmente a evolução da medicina tem permitido continua melhoria do tratamento”.

“As doenças cardiovasculares e renais provocam insuficiência cardíaca. A saúde do coração e dos vasos está ligada à saúde dos rins. E vice-versa. Ter uma doença cardíaca aumenta o risco de ter doença renal. Ter uma doença renal provoca doença cardiovascular. É sobre esta relação bidireccional que iremos falar no Webinar”, refere a Dra. Patrícia Branco.

Como referido, a diabetes é uma das principais causas de insuficiência cardíaca. O Dr. João Sequeira Duarte destaca que “juntamente com a hipertensão e o enfarte, a diabetes é uma das principais causas da insuficiência cardíaca. Mas se controlar bem a diabetes, o doente pode poupar o seu coração e evitar a insuficiência cardíaca. Hoje, existem tratamentos inovadores que permitem que os diabéticos com insuficiência cardíaca vivam por mais tempo e com mais qualidade, evitando internamentos e outras complicações.”

A Sessão Online “Insuficiência Cardíaca, Diabetes e Insuficiência Renal” decorre no dia 24 de novembro, com início marcado para as 21h00 e com transmissão exclusiva no Facebook e Youtube da AADIC. Moderada pela Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, conta com as presenças do Dr. João Sequeira Duarte, Endocrinologista, Director do Serviço de Endocrinologia do CHLO, Dra. Fátima Franco, Cardiologista, Coordenadora do programa de Insuficiência Cardíaca e da Unidade de IC Avançada do CHUC e Dra. Patrícia Branco, Nefrologista, Consulta Multidisciplinar Renocardíaca do CHLO.

“O que é a Insuficiência Cardíaca?”, “O rim e o coração de mãos dadas” e “Porque que é que alguns doentes diabéticos têm Insuficiência Cardíaca?” são os temas em destaque nesta sessão online.

No final, será dada a possibilidade aos doentes e cuidadores na assistência de partilhar dúvidas e pontos de vista com os oradores.

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC)