Alerta a SPAIC

Veneno de abelha é a terceira causa mais frequente de alergia grave

Neste Dia Mundial da Abelha, que se assinala a 20 de maio, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) chama a atenção para a alergia ao veneno de abelha - que pode causar reações de alergia generalizada, incluindo alergia grave (anafilaxia).

Segundo os dados do Registo Português de Anafilaxia, entre 2007 e 2017, a alergia ao veneno de abelha foi responsável por mais de 5% de todos os casos de alergia grave, tendo sido a terceira causa mais frequente de anafilaxia, depois dos alimentos e medicamentos.

A anafilaxia manifesta-se habitualmente por uma combinação de reações na pele (urticária, angioedema), gastrointestinais (vómitos, dores abdominais intensas), respiratórias (aperto na garganta, falta de ar, pieira) e cardiovasculares (hipotensão, tonturas, desmaio), de início imediato após a picada e que pode ser fatal. Mais de metade dos doentes com anafilaxia ao veneno de abelha apresentaram anafilaxia grave com alterações cardiovasculares.

Perante este cenário, o Grupo de Interesse em Anafilaxia e Doenças Imunoalérgicas Fatais da SPAIC alerta para a importância de todas as pessoas com história de alergia generalizada ao veneno de abelha ou de outros insetos, terem um dispositivo de autoadministração de adrenalina, também chamado de caneta de adrenalina, e saber quando e como o utilizar em caso de picada. Devem também ser acompanhadas em consulta de Imunoalergologia, pois, na maior parte das situações, é possível fazer um tratamento de dessensibilização que diminui a gravidade e o número de reações.

Fonte: 
RX Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay