“A Vitória Contra a Doença Renal Crónica começa na Prevenção”

Venda do Pinheiro acolhe iniciativa de consciencialização para a doença renal crónica

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai realizar, no próximo dia 14 de maio, na Escola Básica da Venda do Pinheiro, uma sessão de esclarecimento sobre a doença renal crónica aos estudantes do 9.º ano, com o objetivo de consciencializar para a prevenção desta doença, no âmbito da campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”.

“O que pretendemos com esta iniciativa é promover a literacia em saúde entre os mais jovens, sensibilizando-os para a importância de prevenirem, de forma informada e responsável, fatores de risco associados à doença renal, como o tabagismo, a diabetes, a obesidade e a hipertensão. Acreditamos que, ao dotar os jovens de conhecimento sobre como proteger a saúde renal, estaremos a contribuir decisivamente para a prevenção desta doença”, destaca Paulo Dinis, presidente da ANADIAL.

A campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção” conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

Desde 2018, a ANADIAL já marcou presença em mais de 200 escolas básicas e secundárias, de norte a sul do país, envolvendo mais de 10 mil alunos na prevenção da doença renal crónica.

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.